Colégio Web

Guerra da Coréia

Publicidade

Foi um conflito militar que ocorreu entre os anos de 1950 a 1953.

Tudo começou quando a Coréia do Norte ataca a Coréia do Sul. Os EUA e as forças das Nações Unidas estavam do lado da Coréia do Sul, e a URSS apoiavam a Coréia do Norte.

O Conselho de Segurança da ONU tomou uma atitude, sem a presença do representante da URSS, nomeando o general MacArthur, dos EUA, para comandar as tropas de intervenção da Coréia.

As forças da ONU sob o comando de MacArthur, lançam uma contra-ofensiva em Inchon, os soldados eram praticamente todos dos EUA.

A URSS evita se envolver e a prestar apoio aos norte-coreanos. E as tropas da ONU, com ataques agressivos, começam a se aproximar da Coréia do Norte. E quando realmente alcançam o Norte, os norte-coreanos são obrigados a voltarem para o rio Yalu.

O Rio Yalu está próximo à fronteira da China, por isso o governo chinês esta correndo risco, e então, resolve entrar na batalha, e após uma ofensiva as tropas da ONU são obrigadas a retornarem. E os chineses conquistam a capital da Coréia do Sul, em 1951.

No mesmo ano começam as negociações de paz, mas somente após dois anos, em 1953, é que chegaram a um acordo, quando foi assinado o Armistício Panmunjon.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados