Colégio Web

A Guerra Civil Russa

Publicidade

O domínio do Regime Socialista Russo foi o aspecto que desencadeou a Guerra Civil na Rússia em 1918. O poder Bolchevique tentava se defender desta ameaça e revolução com ações drásticas chamadas de Comunismo de Guerra. A bancada bolchevista, também conhecida como bancada comunista, criou o “Exército Vermelho” capitaneado por Trotsky.

Em cenários desfavoráveis, Leon Trotsky deu ares de boa organização ao exército com disciplina, forte poder de combate e união do grupo.

Em 6 de Julho de 1918, quando o Embaixador alemão “Von Mirbach” foi morto em Moscou, surgiram varias revoltas contra o recém empossado Governo Bolchevique de Lenin.

Em uma área, os bolcheviques que conquistaram a revolução de Outubro de 1917. Do lado oposto, o Absolutismo Czarista e a Burguesia organizados em forças de revolução.

O Exército Branco fundado pela burguesia capitalista era composto por ex-oficiais czaristas. Toda uma milícia organizada por indivíduos que estavam decepcionados com o regime comunista. Havia também aqueles que saíram de prisões da Primeira Guerra Mundial ou que foram escravizados pelo Império Austríaco.

O absolutismo já estava embasado pelas nações capitalistas, a exemplo de França e Inglaterra. Nações que encaminharam voluntários para o Exército Branco por temer que a Revolução Socialista ganhasse força na Europa.

A Guerra Civil Russa fez então com que os bolcheviques lançassem mão do Comunismo de Guerra. Alimentos e materiais da indústria foram usados para a revolução como forma de recurso desviado para o combate dos inimigos.

Confiscar os meios de produção era um dos objetivos dos comunistas. Mobilizar a população para lutar contra o capitalismo, o poder absolutista, os verdadeiros inimigos do povo e da revolução.

Derrota do Exército Branco

Em 1921 o Exército Branco foi extinto junto com as ameaças externas. Os estrangeiros saíram da Rússia e creditaram que havia hegemonia comunista na nação. Depois da Guerra Civil Russa, o país estava bem prejudicado. Milhões de mortos, especialmente em função do surto de fome. No campo, a produção de cereal era usada para o custo da guerra. Assim, as cidades não recebiam alimentos do campo. Para reerguer o país, Lenin constituiu a NEP (Nova Politica Econômica).

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados