Nesses dias quentes de verão, é muito bom sentir o vento! Ele tem, entre suas funções, refrescar o ambiente e a natureza. Vamos entender mais sobre as funções do vento e a sua importância.

O que é o vento?

Vento é o ar em movimento. Ninguém consegue ver o vento, mas conseguimos sentir o toque em nosso corpo, proporcionando uma sensação de bem-estar e alívio. Percebemos também a presença do vento no movimento das folhas das árvores, no balançar da bandeira no mastro, etc.

Como o ar se movimenta?

O calor do sol aquece a terra, o ar em contato com esse calor se propaga tornando-se mais leve devido à elevação da temperatura. O ar frio ocupa o lugar do ar que subiu e também se eleva, e assim sucessivamente, formando uma corrente de ar. Essa corrente de ar, chamamos de vento. Essas correntes de ar podem ser quentes ou frias, isso dependerá da temperatura de acordo as estações do ano e da latitude.

Velocidade dos ventos

Vento

Com essa grande onda de calor, usamos um aparelho que se chama ventilador para produzir vento. Você já observou um ventilador? Ele é construído para ventilar o ambiente espalhando o ar. No ventilador, encontramos alguns botões em que podemos controlar a velocidade, aumentando ou diminuindo.

Na natureza, não conseguimos controlar o vento, mas ele também possui várias velocidades. A velocidade do vento depende das correntes marítimas e terrestres. Vamos entender melhor como isso funciona!

Você, certamente, já ouviu alguém dizendo à expressão “Que brisa deliciosa! Que ventinho bom!”. Portanto, podemos entender por brisa, um vento fraco e agradável. A brisa acontece por meio de correntes marítimas e terrestres. A brisa marítima acontece durante o dia, e ocorre do mar para a terra. Esse fenômeno ocorre porque a terra (areia) aquece mais rápido que a água, formando uma corrente de ar quente que sobe e é ocupado pelo ar frio que está sobre o mar.

Já durante a noite, ocorre à brisa terrestre em que a brisa se desloca da terra para o mar. À noite, a terra esfria sem o calor do sol, enquanto que a água se conserva quente. Dessa forma, o ar que está sobre o mar está quente e sobe, por sua vez o ar que está sobre a terra ocupa esse ar frio e se desloca para o mar.

É por esse motivo que quando estamos próximos ao mar sentimos a brisa seja de dia ou de noite.