Colégio Web

Tudo sobre as florestas de coníferas

Publicidade

Já comentamos sobre algumas vegetações existentes em nosso planeta. A Terra é rica em vegetações que devem ser exploradas e outras que ainda vamos descobrir. Vamos conferir todos os detalhes sobre a Floresta de coníferas, ou taiga, como é mais conhecida.

Além de floresta de coníferas ou taiga essa floresta também é conhecida como floresta boreal.

O que são coníferas?

Entendemos por coníferas, plantas, principalmente árvores, que possuem o formato de suas folhas pontiagudas e seus frutos em forma de cone com suas sementes expostas. Muitas dessas árvores e plantas são utilizadas para o paisagismo, assim como o pinheiro e o pinus. Temos no Brasil, como árvore conífera, o pinheiro do paraná também conhecido como Araucária angustifólia, o pinheiro de natal, o pinheiro bravo, os ciprestes e o pinho do brejo.

Coníferas

Clima nas coníferas

É uma floresta que possui uma vegetação característica das regiões de clima frio e polar, com baixas temperaturas podendo atingir 50° negativo. Sendo assim, o inverno é a estação predominante e a intensa formação de neve quase não existe o verão.

Vegetação nas coníferas

A vegetação predominante são as árvores que possuem grandes troncos retos e suas copas são em forma de cones. As árvores possuem folhas em forma de agulha (aciculifoliadas) a fim de evitar o acumulo de neve. Por esse motivo devem ser fortes para aguentar o peso da neve, enquanto que seus galhos servem de abrigo para alguns animais. Podemos encontrar esse tipo de vegetação no norte da Europa, no Canadá e na Rússia.

Taigas

Fauna nas coníferas

A fauna encontrada nessa região é abundante, portanto, vemos belos mamíferos como os linces, as lebres, os lobos, as raposas, as renas, os alces, além de esquilos, diversas aves e insetos. Muitas aves migram para outros lugares à procura de temperaturas mais altas já que o frio e a neve são uma constante nessas regiões. A pelagem desses animais é espessa para aguentar o frio da região.

A exploração da floresta

A floresta é muito importante para o habitat dos animais e para a preservação da natureza e do bioma. Ela é explorada pelas árvores que servem para a produção de papel e da celulose, além de que é devastada para o plantio e para a construção civil, o que diminui a quantidade de árvores existentes e aumenta o risco de extinção. O clima frio favorece a preservação da floresta dificultando o acesso de pessoas.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados