Colégio Web

Tipos de Rocha – Magmáticas, sedimentares e metamórficas

Vamos estudar os diversos tipos de rochas: rochas magmáticas ou ígneas, rochas sedimentarias ou estratificadas e rochas metamórficas.Confira cada uma delas!

Publicidade

Há, aproximadamente, 4.5 bilhões de anos,  a Terra era formada por um material pastoso devido às altas temperaturas. Com o passar do tempo, a superfície do planeta esfriou e esse material pastoso tornou-se sólido, originando as rochas que formaram a crosta terrestre.

Atualmente, abaixo da superfície encontramos rochas inteiras compactas, grandes pedras, verdadeiras montanhas.

Vamos estudar os diversos tipos de rochas: rochas magmáticas ou ígneas, rochas sedimentarias ou estratificadas e rochas metamórficas.

As rochas magmáticas ou ígneas

As rochas magmáticas são rochas formadas pela solidificação do magma. O magma é uma massa incandescente que existe no interior dos vulcões que são lançadas para fora. Quando o magma é resfriado no interior da Terra transformam-se em rocha intrusiva como exemplo o granito. Quando o magma é lançado para fora da Terra em forma de lava transforma-se em rocha extrusiva; como exemplo, o basalto e a pedra-pomes.

As rochas magmáticas são muito duras, formam grandes blocos e não contêm fósseis (restos de animais e vegetais). O granito é uma rocha magmática de alta resistência, formado por três minerais: quartzo, mica e feldspato. É usado na pavimentação de ruas e na construção de casas e edifícios.

O basalto é uma rocha magmática de cor preta, formada também pelos minerais: quartzo, mica e feldspato. É usada na pavimentação de calçadas. A transformação do basalto deu origem a um tipo de solo chamado terra roxa, encontrado no estado de São Paulo e Paraná. Esse solo é excelente para a plantação de café.

A pedra-pomes é uma rocha magmática que possui poros (espaços vazios) como se fosse uma esponja. É usada para polir objetos e amaciar a pele.

Granito

Rochas sedimentares ou estratificadas

As rochas sedimentares apresentam-se em formas de camadas ou estratos. Nessas rochas encontramos fósseis, ao contrário das magmáticas. Elas sofrem a ação do calor solar, da água e do vento como forma de decomposição. Temos como exemplo: o arenito, o calcário, os cascalhos e seixos.

O arenito é formado por grãos de areia e é usado na construção de casas. Muitas formações rochosas dessa rocha são encontradas no estado do Paraná.

O calcário é um tipo de rocha formada há milhões de anos pelo acúmulo de conchas e esqueletos de organismos mortos no fundo dos mares. Para reconhecermos uma rocha calcária, basta pingarmos ácido sobre ela e observaremos uma efervescência liberando um gás, o gás carbônico. Encontramos diversas rochas calcárias em cavernas e grutas.

Os cascalhos e seixos são rochas sedimentares ou magmáticas que se forma pela ação da água. São encontradas nos leitos dos rios.

Arenito

Rochas metamórficas

As rochas metamórficas são rochas modificadas em sua estrutura por novos minerais que são formados no interior da Terra pelo movimento e transformação das rochas magmáticas e sedimentares. Exemplos de rochas metamórficas são: o gnaisse, a ardósia e o mármore.

O gnaisse contêm os minerais como o quartzo, mica e feldspato. O morro do Corcovado é formado de gnaisse.

A ardósia é uma argila alterada sob pressão e calor. É usada em revestimento de casas.

O mármore é uma rocha muito dura e compacta possui cores variadas. É uma rocha originária do calcário e bastante usada na fabricação de pisos, escadas, mesas e pias.

Ardósia

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados