Colégio Web

Texas: O estado da estrela solitária

Publicidade

Sendo um dos estados de maior prestigio no mapa norte-americano, o Texas é um dos locais mais conhecidos nos Estados Unidos, localizando-se na região sudoeste do país, entre limites de estado com Oklahoma, Novo México, Arkansas, Louisiana e México. O estado da estrela solitária, carinhosamente apelidado desta forma por causa da estrela individual em sua bandeira, é um dos mais queridos locais do país, rico em cultura, tradição e geograficamente esparso.

É o segundo maior estado dos Estados Unidos, sendo maior do que a Alemanha e a Polônia juntas, além de ser também o segundo estado mais populoso do país.

Sobre o Texas

Texas

A palavra Texas é derivada de Tejas, uma palavra indígena que significa “amigos”, representando o lema do estado (amizade) com muita sensatez. Com 254 condados, o estado fora povoado por cowboys, sendo um dos estados mais conhecidos pelo trabalho com gado. Até hoje presentes em áreas rurais, os cowboys se tornaram símbolo do estado, representando a história e tradição do estado do Texas.

Sua capital, Austin, é uma das mais bem situadas economicamente, graças ao importante papel de administração da economia, que influencia fortemente no setor financeiro norte-americano. Sua maior cidade é Houston, que fica a pouco tempo da capital, e é um dos lugares favoritos dos turistas para visitação.

História Texana

Texas Estado

A origem do Texas vem da exploração e colonização espanhola, que passou ao controle mexicano quando o país se tornou independente da Espanha, em 1821. Com altos índices de migração de norte-americanos para o Texas, movimentos e pró-secessão do México cresceram em pouco tempo, trazendo a primeira rebelião do povo em 1836, em Álamo.

Extinguida pelos mexicanos, que assassinaram todos os participantes norte-americanos da rebelião, a primeira rebelião não foi um pleno sucesso, mas serviu de incentivo para que ainda no mesmo ano, o Texas se tornasse independente do México, tornando-se uma república. Os mortos em Álamo acabaram se tornando heróis Texanos, principalmente quando, nove anos depois, o estado se tornou norte-americano, admitido com o vigésimo oitavo estado da União em 29 de Dezembro de 1845.

Atualmente, o potencial Texano se concentra em grandes industrias petrolíferas e aeroespaciais, com grande impacto turístico graças à sua tradição cultural que influencia a música e o cinema norte-americano. O Texas conta com amplo amparo político, economia em crescimento constante e grande impacto na educação nacional, contando com grandes universidades como a Universidade de Georgetown e de Austin.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados