Colégio Web

A temperatura e a previsão do tempo

A temperatura está em constante mudança, mas graças à previsão do tempo, nós podemos ter maior controle sobre o meio ambiente por meio de probabilidades.

Publicidade

A temperatura é um dos assuntos bem comentados ultimamente. Esse comentário se deu devido aos altos índices e dias secos, sem chuva que ameaça toda a população de racionamento de água.

O Governo ainda não adotou nenhuma medida mais drástica, mas se não houver conscientização da população na economia de água isso certamente irá ocorrer. A temperatura atua diretamente na vida das pessoas.

Quando os meteorologistas fazem a previsão do tempo levam em conta várias condições como a formação de nuvens, a temperatura e a umidade, e se utilizam de vários aparelhos especiais, realizam diversas pesquisas e buscam informações para realizarem as previsões meteorológicas.

Como medimos a temperatura?

Quando precisamos medir a temperatura usamos um instrumento chamado termômetro. Com o termômetro medimos a temperatura do nosso corpo, do ar e da água.

Já para medir a do ar, nas estações meteorológicas usamos o termômetro de máxima ou de mínima temperatura. Por esse motivo quando vemos a previsão do tempo temos a temperatura máxima e mínima do dia.

Previsão do tempo

Previsão do Tempo

No Brasil, a previsão do tempo é feita diariamente pelo Serviço Nacional de Meteorologia. Esse serviço é realizado com base nas informações das estações meteorológicas de cada Estado e de satélites artificiais que giram ao redor da Terra. A previsão do tempo é feita para cada região do país.

Podemos perceber facilmente a temperatura do ar nos dias quentes e frios. No verão, em que os dias são calorentos e mais longos, os raios solares atingem a Terra aquecendo o planeta. Já no inverno, o aquecimento é menor e os dias são mais curtos do que as noites. Sendo assim, quanto menos horas de sol, mais frio é o dia e a temperatura da Terra é mais baixa.

Satélites meteorológicos

Os satélites são equipamentos especiais que servem para registrar ou fotografar as nuvens, as massas de ar, a velocidade e a direção do vento. O satélite meteorológico é um equipamento artificial (criado pelo homem) com a função de realizar o monitoramento do tempo e do clima da Terra.  Além disso, os satélites também são utilizados para controle e monitoração de queimadas, níveis de poluição, desmatamentos, correntes marítimas e tempestades e atividade de vulcões.

Com o monitoramento, grandes acidentes podem ser evitados, a população pode ser avisada em caso de derramamento de lava de vulcões e tempestades nos mares e oceanos.  A previsão do tempo é muito importante para todas as pessoas.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados