Colégio Web

Quais são os oceanos do mundo?

Publicidade

Para os antigos, o mundo era divido pelos “sete mares”, que seriam os mares que circundavam o então mundo conhecido, sendo eles os mares Adriático, Arábico, Cáspio, Mediterrâneo, Negro, Vermelho e a região do Golfo Pérsico.

No entanto, essa definição mudou com a modernidade, e hoje, a conta é mais ampla, abrangendo os oceanos do mundo, que são colocados da seguinte forma: Oceano Índico, Oceano Atlântico Sul, Oceano Atlântico Norte, Oceano Pacífico Sul, Oceano Pacífico Norte, Oceano Ártico e Oceano Antártico.

No entanto, a divisão mais aceita refere-se à existência de cinco oceanos, sendo eles o Oceano Índico, o Oceano Atlântico, o Oceano Pacífico, o Oceano Ártico e o Oceano Antártico. Vamos conhecê-los melhor?

Oceano Índico

Considerada a terceira maior divisão oceânica do mundo, o Oceano Índico está localizado próximo à Ásia e à Austrália, cobrindo também o leste do continente africano.

Possui diversas nações insulares, sendo que as principais são Madagascar, Comores, Seychelles, Maldivas e Sri Lanka, e o arquipélago da Indonésia faz fronteira com o Oceano Índico a leste.

Oceano Indico

Oceano Atlântico

Considerado o segundo maior oceano em extensão, está localizado entre a Europa e a África a leste e as Américas a oeste.

Seu nome é uma derivação do nome do gigante Atlas, que é um dos famosos personagens da mitologia grega.

Há uma série de mares que fazem parte do Oceano Atlântico, como o Mar Mediterrâneo, o Mar do Norte, o Mar Báltico e o Mar das Caraíbas.

Oceano Pacífico

O maior de todos os oceanos do mundo, o Oceano Pacífico esta localizado entre às Américas a leste e a Ásia e a Austrália a oeste, além de ter a Antártida ao sul.

Com uma grande quantidade de ilhas e arquipélagos em sua área, o Oceano Pacífico é o lar de algumas das ilhas mais famosas do mundo, como a Ilha de Páscoa, por exemplo.

Oceano Ártico

Oceano Artico

Considerado o menor dos oceanos do mundo, o Oceano Ártico está localizado na região do polo norte, mais precisamente na calota polar ártica, sendo também, além de o menor, o mais raso de todos os oceanos do mundo.

Oceano Antártico

Também conhecido como Oceano Austral, o Oceano Antártico é o oceano que circunda o Continente Antártico, sendo na verdade, uma porção de águas que representa o prolongamento meridional do Oceano Atlântico, do Oceano Pacífico e do Oceano Índico.

Por esse motivo, não é reconhecido pela maior parte dos cientistas, geógrafos e oceanógrafos como sendo de fato um dos oceanos do mundo.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados