Colégio Web

Para que servem os meios de produção?

1O setor de produção em uma fábrica é o espaço onde tudo acontece. É aquela região em que os bens se materializam. Mas, o que vem a ser meio de produção do ponto de vista sociológico? É todo instrumento, ferramenta ou utensílio utilizado no momento da produção de outros objetos ou bens. Os meios de produção não fazem parte dos produtos fabricados. Eles ficam nas empresas que os produzem durante um bom tempo. São essenciais e necessários para que se dê o processo de fabricação ou industrialização das mercadorias. Sem ele, o trabalhador não teria condições de aplicar sua força de trabalho e fabricar a mercadoria.

Publicidade

Uma máquina de costura utilizada em uma loja de confecção de roupas é um meio de produção. É essa máquina, a partir da ação da trabalhadora costureira, que vai transformar o tecido em mercadoria. Mas a máquina em si não é incorporada às peças que foram costuradas. Ela fica dentro da loja e será usada por um bom tempo.

Os meios de produção foram se modificando ao longo do tempo. Transformados, modificados, com características sendo agregadas. Se no século XVIII, na primeira Revolução Industrial, tínhamos a máquina a vapor, hoje temos outras formas de tornar o transporte mais dinâmico ou mesmo operar melhor as máquinas das indústrias.

Revolução Técnico-Científica é novo marco

2Os meios de produção são aperfeiçoados a todo o momento, justamente porque dentro do capitalismo eles representam uma forma de alavancar os lucros. As sofisticações desses meios de produção podem ser ainda mais acentuadas depois do que convencionou-se chamar de Revolução Técnico-científica. Foi ela quem permitiu o surgimento, por exemplo, dos computadores. A máquina automatizada passa a ser símbolo mestre dessa revolução. Há áreas do desenvolvimento humano em que o meio de produção automatizado já conseguiu, inclusive, substituir a própria força de trabalho representada pelo homem.

Basta observar as colheitadeiras nos campo ou mesmo aquelas outras máquinas que requerem apenas um operário para que as mesmas realizem o trabalho de vários trabalhadores.

Para o sistema de produção capitalista, o meio de produção é sempre exclusiva propriedade do burguês. Assim, dentro das classes sociais, não há condições de um operário ser dono de um meio de produção. Essa a defesa das pessoas que comungam a necessidade do sistema socialista. Para elas, o meio de produção e até mesmo a fábrica, terra podem também pertencer aos trabalhadores.

Há algumas indústrias que fabricam meios de produção e os repassa para outras indústrias. Esse tipo de indústria é chamado de indústria de bens de capital.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados