Colégio Web

Origem e história da Turquia

Publicidade

A República da Turquia é um país euro-asiático que está localizado por toda a península da Anatólia, na parte ocidental da Ásia, se estendendo até a Trácia Oriental, na região sudeste da Europa. O país faz fronteira com outros oito territórios.

Sua população de aproximadamente 75 milhões de habitantes é predominantemente turca e a religião mais comumente praticada é o Islão, com uma minoria de cristãos e judeus.

A língua oficial é o turco que é falado pela maioria da população. No entanto, também vale referência ao curdo, que também tem um peso significativo em território turco.

Nas próximas linhas, falaremos um pouco mais a respeito desse país, mais especificamente sobre a origem e a história turca.

Se você ainda não conhece, dê uma olhada nesse texto que traremos algumas curiosidades interessantes.

Origem

Turquia

1# – Como chegaram – Os turcos começaram a migração para a região onde hoje é a Turquia, em meados do século XI.

Tal processo foi acelerado devido à vitória do Império Seljúcida diante do Império Bizantino, em uma batalha que ficou conhecida como Batalha Manziquerta.

2# – Invasões mongóis – A partir de então, os turcos seljúcidas puderam constituir o reino na Anatólia até meados do século XIII, quando teve início a invasão mongol.

3# – Império Otomano – Com a decadência do sultanato seljúcida, teve origem a independência e expansão de uma série de povos, entre eles, os otomanos. Juntamente com outros povos foi criado o Império Otomano que teve seu auge entre os séculos XVI e XVII.

4# – Primeira Guerra Mundial – Ao final da Primeira Guerra Mundial, com a derrota do lado em que estava o Império Otomano, os seus territórios foram ocupados pelos vitoriosos, havendo resistência militar dos nativos.

5# – República da Turquia – Diante desse cenário, em 1923, ficou estabelecida a República da Turquia.

Um pouco da história

Origem História Turquia

Importante citarmos também mais alguns dados históricos referentes a esse país. Vamos a eles.

1# – Nome do país – O nome Turquia, nas línguas latinas europeias, provem do latin medieval Turchia.

A primeira referência a que se tem notícia é de cerca de 1369 e é composto por duas partes: Türk, que significa “ser humano” ou “forte” e iye que significa “proprietário” ou “relacionado com”.

2# – Uma das regiões mais habitadas desde os tempos mais antigos – A Península da Anatólia, região que constitui a maior parte do que hoje é território turco, é frequentemente ocupada desde os assentamentos neolíticos mais antigos.

3# – Apogeu do Império Otomano – A melhor fase do Império Otomano, povo que deu origem a nação turca, foi entre os séculos XVI e XVII, quando a junção de vários povos possibilitou a criação de uma das principais potências mundiais na época. Seu território de administração totalizava uma área de aproximadamente 5,6 milhões de km².

4# – Declínio do Império Otomano – A fase de queda do império, como já citamos, ocorreu no período da Primeira Guerra Mundial, quando o Império Otomano mantinha relações muito próximas a Alemanha e, saindo derrotado, teve uma significativa redução de tamanho físico, mas também de poderio militar e de riqueza.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados