Assim como o homem, todos os seres vivos do nosso planeta precisam de um lugar para viver. A superfície do planeta Terra é o lugar em que vivemos, plantamos, colhemos, trabalhamos e construímos nossas casas e demais obras.

Você já reparou que em muitos bairros e cidades, o relevo é diferente? Você já reparou que tem lugares que subimos, outros, descemos, uns são altos e outros, baixos?

O que é relevo?

Relevo

Os relevos são elevações e formas da superfície. Eles sofrem transformações com o passar do tempo, portanto vamos conhecer as formas de relevo existentes!

Formas do relevo

Já mencionamos que o relevo apresenta várias formas e altitudes diferentes. A altitude é a forma de medir um ponto vertical de um ponto e deve ser medida a partir do nível do mar. As principais formas de relevo são: planaltos, planícies, montanhas, depressões e serras. Quem reside em São Paulo conhece o que é descer a serra do mar em sentido ao litoral, não é mesmo? Vamos entender melhor o que significa cada forma de relevo.

Aconcagua

• Planalto: é um plano alto, ou melhor, é uma região mais elevada do que as demais regiões em sua volta, sendo sua superfície irregular. Existem muitas formações mais elevadas com o topo plano e as encostas bem inclinadas, essas formações denominaram de chapadas. A chapada mais conhecida no nosso país é a chapada Diamantina localizada no estado da Bahia.
  • Montanha: é uma grande elevação da superfície. O ponto mais alto de uma montanha chamamos de pico. Quando observamos uma sequência de montanhas juntas chamamos de serra, e um conjunto de montanhas bem altas de cordilheira. Um exemplo de cordilheira é a cordilheira dos Andes. Essa cordilheira é tão extensa que ocupa o território de diversos países: Venezuela, Equador, Bolívia, Argentina, Chile, Colômbia e Peru. Seu ponto mais alto é o pico do Aconcágua localizado no território argentino, que atinge 6962 m de altitude.
  • Escarpa: é uma montanha muito inclinada, que também chamamos de penhasco.
  • Morro ou monte: é uma pequena elevação em um terreno de várias formas. Um dos montes mais conhecidos em nosso país é o Monte Pascoal localizado no estado da Bahia.
  • Planície: é uma região formada por terrenos quase planos e de baixas altitudes. As planícies são terras próximas ao curso dos rios e nos litorais.
  • Depressão: é uma região baixa que fica entre áreas mais elevadas.
  • Vale: é uma depressão alongada que geralmente é em forma de U ou V e com o passar do tempo sofre transformações pela ação das águas dos rios.