Colégio Web

O que é o Vale do Silício?

Publicidade

Para quem gosta de tecnologia, Vale do Silício é um termo bastante comum em conhecido, além disso, em alguns momentos esse mesmo termo toma conta dos noticiários tanto na TV como na internet, e sabemos que muitas pessoas que não estão ligadas ao mundo nerd ou geek, não sabem o que é isso.

Por isso nesse post resolvi contar para você um pouco mais sobre essa região do estado da Califórnia nos Estados Unidos.

Por que Vale do Silício?

O que é Vale do Silício

 

Essa região possui esse nome por ser um grande polo industrial, focado mais em empresas de tecnologia da informação e computação. Sua origem remonta aos anos 50 quando foram fomentadas a geração, criação e desenvolvimento de tecnologias novas e pesquisas científicas.

A maioria das empresas que se instalaram por ali é do mercado de eletrônicos, informática e componentes para esses produtos. O nome Vale do Silício vem do original em inglês, Silicon Valley, que está ligado a geografia em formato de vale do lugar e uma homenagem ao elemento químico Silício.

Esse elemento é a matéria-prima básica e fundamental na produção de componentes eletrônicos, como circuitos e chips.

Desenvolvimento da Região

Como falei anteriormente, o desenvolvimento dessa região se deu no início dos anos 50, impulsionados pelo fim da Segunda Guerra Mundial e início da Guerra Fria. Para esse período eram necessárias a produção em massa de armas e aviões de caça, portanto as pequenas indústria instaladas da região se tornaram as principais fornecedoras de materiais para essa produção.

Existe também, por parte de alguns historiadores, a história de que a origem do Vale está no ano de 1906, quando foi criado o rádio. Engenheiros e cientistas tinham laboratórios instalados na região e iniciaram testes com esse novo meio de comunicação por lá.

Independentemente de qual período da história se remonta a origem do Vale do Silício, isso ocorreu pela facilidade de obtenção de materiais a baixo custo por ali, a partir de então foi o lugar onde surgiram inúmeras inovações e avanços tecnológicos.

Essa região é composta por várias cidades do estado da Califórnia, como Palo Alto, Santa Clara, San José, Campbell, Cupertino, Fremont, Los Altos, Los Gatos, Menlo Park, Mountain View, Milpitas, Newark, Redwood City, Saratoga, Sunnyvale e Union City.

Vale Silício

Polo tecnológico e empreendedor

A região possui uma das maiores aglomerações de empresas de tecnologia em todo o mundo. Isso também é garantido pelo caráter empreendedor, pois na região são utilizados modelos acessíveis de financiamento para projetos de tecnologia, hoje conhecidos em todo o mundo, os Startups.

Foi assim que por lá foram criadas algumas das maiores empresas do mundo como a Aplle, Facebook, Google, Nvidia, Eletronic Arts, AMD, Yahoo!, HO, Intel, Microsoft, Adobe e Oracle.

Atualmente, depois de anos de desenvolvimento, a região está muito parecida com qualquer outra grande cidade do mundo, com trânsito, imóveis muito valorizados e uma alta competitividade. Fora isso, já há uma crescente preocupação com a sustentabilidade e o meio ambiente através de um crescimento responsável.

Mesmo assim, a região continua investindo esforços e recursos na invenção e produção de novas ideias e produtos. E é assim que até hoje a região é conhecida como a Meca a inovação tecnológica.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados