Colégio Web

O que é a Organização da Unidade Africana?

Publicidade

A Organização da Unidade Africana, cuja sigla é “OUA”, foi criada no dia 25 de Maio de 1963, na cidade de Addis Ababa, localizada na Etiópia. A sua iniciativa se deu ao Imperador etíope Haile Selassie que concebeu a Organização através da assinatura da sua Constituição por representantes de 32 governos diferentes de países africanos independentes. A OUA teve a sua substituição pela União Africana em 9 de Julho de 2002.

A OUA tem como seus objetivos, promover a solidariedade africana, defendendo a eliminação do colonialismo, a soberania dos Estados africanos e a integração econômica que vai além da cooperação política e cultural no continente.

Ela está organizada em quatro órgãos diferentes, entre eles:

  • A Conferência dos Chefes de Estado e de Governo, instância suprema;
  • O Conselho de Ministros que prepara e executa as decisões da Conferência;
  • O Secretariado-Geral Administrativo;
  • A Comissão de Mediação, de Conciliação e de Arbitragem.

Organização da Unidade Africana

Objetivos da OUA

UOAA Organização foi criada em favor de proporcionar uma série de auxílios para a população africana integrando a solidariedade ao povo, além disso, ela ainda conta com diversos objetivos importantes. Os objetivos da OUA que estão expressos na sua Constituição são:

  • A busca por promover a unidade e solidariedade entre os estados africanos;
  • Coordenação e intensificação quanto a cooperação entre os estados africanos, em busca de poder conceber uma qualidade de vida muito melhor para os povos de África;
  • Realizar a defesa da soberania, integrar o território e independência dos estados africanos;
  • Eliminar todas as formas de colonialismo da África;
  • Intensificar a cooperação internacional, respeitando a Carta das Nações Unidas e a Declaração Universal dos Direitos Humanos;
  • Coordenar e harmonizar as políticas dos estados membros nas esferas política, diplomática, econômica, educacional, cultural, da saúde, bem estar, ciência, técnica e de defesa.

Momentos da OUA durante a sua existência

Durante os seus quase 40 anos de existência, a OUA infelizmente não conseguiu evitar vários tipos de conflitos que contagiaram o continente africano, e nem também conseguiu promover de forma efetiva o seu desenvolvimento para crescer no seu trabalho, cujos objetivos eram de muito valor para a sociedade africana.

Uma das razões por tudo isso ter acontecido poderia ser o caráter de consenso da organização, que nunca realizou nenhum tipo de punição em relação aos responsáveis por esses problemas.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados