Colégio Web

Mineração é uma prática extrativista que mexe com a economia

Saiba em quais regiões é possível localizar minerais preciosos

Publicidade

Aquelas porções rochosas localizadas no planeta Terra são compostas por rochas. Essas rochas, por sua vez, possuem minerais em sua composição macro. Alguns deles são avaliados como muito preciosos ao apresentarem função econômica. O mercado vai ditar o valor de cada mineral originário dessas rochas. Quer lembrar alguns minérios valiosos? Fique ligado: ferro, cobre, ouro, granito, mármore, níquel, diamante e diversos outros.

Depois de descoberto na superfície terrestre, qualquer tipo de minério vai passar a ser extraído a partir da atividade chamada de mineração. Essa é uma prática com fins comerciais, localizada no setor primário da pirâmide econômica. Isso acontece porque a mineração vai gerar e distribuir matérias-primas, que serão utilizadas na fabricação e também na produção de mercadorias. Esses produtos, na maioria das vezes, passarão pelo processo de industrialização.

A mineração também está lotada na classificação da prática extrativista, pois ela se organiza a partir da retirada de recursos naturais em determinado ambiente.

Onde estão localizados os principais minérios?

minérios preciososGrande parte dos minérios que são observados nas atividades de mineração são localizados em formato sólido. A área geológica em que eles estão encravados também é chamada de escudo cristalino ou cráton. Os povos mais antigos também a denominavam de maciço antigo.

Esses espaços onde os minérios são encontrados também são formados por rochas magmáticas e metamórficas. Não sabe o que significam? Lembre-se do granito e do mármore. Nessas rochas é possível localizar minérios muito preciosos.

A bacia sedimentar também permite grandes possibilidades de minerais preciosos. É o caso do petróleo, gás natural, carvão mineral e o calcário.
Uma jazida mineral é formada a partir de um longo período, podendo levar milhões de anos. Por outro lado, pode ser esgotada em um tempo muito menor a depender da região e da intensidade da mineração.

Entre diferentes países, o Brasil é um dos líderes em aparecimento de minérios preciosos, justamente por conta da extensa área territorial.

Há muitos minérios no Brasil?

Ao longo da história do Brasil, essa realidade dos preciosos minerais foi observada em diferentes regiões e gerou até mesmo guerras civis.

mineração

O ouro da região Amazônica; o ferro, o cobre e o alumínio no Pará e das Minas Gerais. Antigamente e mais recentemente o petróleo da região sudeste e nordeste. Por fim, o carvão mineral da região sul.

Com tantas riquezas minerais, duas importantes empresas de mineração foram criadas no Brasil: a Petrobras e a Vale do Rio Doce.

A Vale é a segunda maior empresa de mineração do mundo e já foi controlada pelo Estado. A privatização dessa empresa ocorreu em 1997. Já a Petrobras, pertence ao Estado brasileiro, mas também tem ações no setor privado.

A mineração também coloca em risco algumas questões. A ambiental é a principal delas: agressão ao solo, erosão, desmatamento e outros problemas sociais são constantemente observados em regiões de intensa mineração.

Além da preservação do espaço geográfico, também se questiona o fato de muitas empresas mineradoras explorarem determinada região e após o processo ter sido finalizado “abandonarem” a região, deixando a população em situação econômica delicada.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados