Colégio Web

Importância da Lua e do Sol para a Terra

Publicidade

Hoje vamos aprender sobre dois astros que fazem parte do nosso Sistema Solar, que está localizado em uma galáxia de nome Via Láctea, formada por uma estrela que é o Sol e por oito planetas que são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, juntamente com seus satélites e astros.

Dentre esses “atores”, podemos destacar a Lua e o Sol, que são imprescindíveis para a sobrevivência dos seres em nosso planeta.

Lua

A Lua é o satélite natural da Terra, o planeta onde moramos. Por ser um satélite natural, não possui luz própria. Podemos ver a Lua devido à luminosidade do Sol. Quando olhamos para ela em determinados períodos, temos a sensação de que ela muda de forma, não é mesmo? Isso ocorre porque a Lua não permanece parada no espaço; ela permanece em órbita ao redor do nosso planeta. Essas mudanças de forma da Lua que observamos recebe o nome de fases.

Lua

A Lua muda de fase a cada semana e essa mudança depende da posição que está em relação à Terra e ao Sol. As fases da Lua são: cheia, minguante, nova e crescente.  Vamos entender melhor cada fase.

  • Lua cheia: temos a sensação de que a Lua se parece com uma bola, pois está completamente iluminada e voltada para a Terra.
  • Lua nova: quase não vemos a Lua nesse período, pois a face está voltada para a Terra, que não está iluminada.
  • Lua minguante: nesse período a Lua gira ao redor da Terra, e essa vai perdendo a luminosidade. A Lua parece à letra C invertida.
  • Lua crescente: nesse período a face da Lua voltada para a Terra fica cada vez mais iluminada e a Lua se parece com a letra C.

As formas aparentes da Lua no Hemisfério Sul terrestre aparece da forma que mencionamos acima, já as fases aparentes da Lua no Hemisfério Norte terrestre são inversas nas fases da Lua crescente e minguante.

Sol

SOl

O Sol é uma estrela que emite luz e calor próprio, devido a suas explosões. A luz do Sol é fundamental para a vida no planeta Terra, além do calor e da energia que chegam à superfície terrestre. Em alguns lugares do nosso planeta, o Sol aparece praticamente por todo o tempo. Em tamanho, essa estrela é maior do que a Terra cem vezes e maior que a Lua quatrocentas vezes.

O planeta mais distante do Sol é Netuno e nele o clima é muito frio. Já o planeta Mercúrio é o mais próximo do Sol e o clima é quente.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados