Colégio Web

História e cultura de Ceuta, na Espanha

Publicidade

Muitas cidades são lembradas pela sua beleza, outras por seu poder econômico, mas poucas são lembradas por sua riqueza cultural e por sua grande História como a cidade espanhola de Ceuta.

Cidade autônoma localizada na porção africana do famoso estreito de Gibraltar, na pequenina península de Almina, Ceuta é uma cidade que recebe turistas do mundo todo, especialmente por conta de sua tradição. Vamos conhecer um pouco mais sobre sua História e cultura!

Antiguidade

Espanha Ceuta

Há registros que apontam para uma tradição de ocupação por povos importantes na região de Ceuta que remontam para a Antiguidade, já que no século VII a. C. os fenícios marcavam presença por ali.

Nesta época este importante povo fundou no local onde hoje fica a catedral de Ceuta a cidade de Abyla, que por ser um importante entreposto comercial, acabaria sendo tomada pelos gregos provenientes da Fócida, que mudariam seu nome para Hepta Adelphoi.

Em 319 a. C. a cidade guerreira de Cartago (que desafiaria Roma) conquista Hepta Adelphoi, tornando-a um território púnico, para em 201 a. C., por conta da rendição de Cartago, ela passar a ser um domínio do Reino da Numídia.

No ano de 47 a. C. esta cidade passa a integrar a Mauritânia, para em 40 d. C. ser anexada ao Império Romano pelo famigerado imperador Calígula.

Idade Média

Depois de passar por mais de 4 séculos de dominação romana, a cidade acaba passando para as mãos dos vândalos, que lutavam sob o comando do rei Genserico, no ano de 429.

Depois de anos de disputas, nas quais a região onde hoje fica Ceuta passou para as mãos do Império Bizantino, para logo ser tomada pelos Visigodos, a cidade acabou sendo conquistada pelo califado omíada.

No entanto, a cidade ainda passaria pelas mãos de mais emirados e califados, até que depois de passar a fazer parte do reino de Castela em 1291.

Ceuta

Conquista portuguesa e dias atuais

Ceuta (cujo nome tem origem na denominação romana para os sete montes da região: Septem Frates, que significa Sete Irmãos) ainda teve um longo período de dominação portuguesa.

A dominação lusitana durou de 1415 até 1668, quando o Tratado de Lisboa pôs fim à Guerra da Restauração, e Ceuta passou a integrar o reino de Espanha, o que faz até hoje.

Em 1912, o Protetorado Espanhol em Marrocos é instaurado, e em 1925 Ceuta consegue se tornar independente da província de Cádiz.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados