Colégio Web

Geopolítica – O que é e Como Funciona

A Geopolítica é a arte, prática ou área do conhecimento que se dedica totalmente à utilização do poder político em relação a um determinado território.

Publicidade

A Geopolítica é a arte, prática ou área do conhecimento que se dedica totalmente à utilização do poder político em relação a um determinado território. De maneira objetiva, essa disciplina se detém sobre análises de história, geografia e ciências sociais, com toques de ciência política em diversos níveis distintos, ou seja, a análise parte de um Estado, podendo evoluir até o cenário internacional, ou mundial.

O termo ‘geopolítica’ foi elaborado pelo cientista político Rudolf Kjellén, da Suécia, no começo do século XX. Sua linha de pensamento se baseou no trabalho do geógrafo Friedrich Ratzel “Politische Geographie” – Geografia Política, publicado no ano de 1897 – na Alemanha.

História da Geopolítica

É importante destacar, também, o percurso que a geopolítica empreendeu com o passar dos anos. No começo era muito distinta de como é empregada nos dias de hoje. Apesar disso, é uma área de estudos com mais de 100 anos de história. Seu primeiro ponto de destaque, foi já no ano de 1904, quando Hlaford John Mackinder publica um artigo para a importante Revista da Sociedade Geográfica Real, da Grã-Bretanha. Sob o título “The Geographycal Pivot of History” – A Geografia como Protagonista da História”, em livre tradução – fez surgir o conceito inovador de “Heartland” – ‘terra central’, ou ‘terra de núcleo’, traduzido livremente.

Mackinder então via na região central do grande continente Eurasiático – onde ficava a Federação Russa – o ponto nuclear da política e geografia do globo. Assim, esse seria o ponto que deveria ser preservado, porque era dotado de intensos recursos naturais e biodiversidade. Ao dominar essa área, qualquer nação poderia criar um exército e marinha, para controlar, por consequência, a chamada “Ilha Mundo”, pelo autor, – que compreendia a Europa, a Ásia e a África. Além disso, ainda consistiria em controlar todas as rotas-destino da Terra.

Geopolítica

Tudo isso serviu para, pela primeira vez fazer com que o binômio geografia e política fossem utilizados para servir como vetores de análise do globo e do comportamento dos povos habitantes do planeta.

Em paralelo, nessa mesma época, tomavam forma as diversas teorias do almirante Alfred Thayer Mahan, dos Estados Unidos. Seu livro “The Influence of Sea Power upon History 1660-1783” – ou “A Influência do Poder Marítmo sobre a História” – ganhou imensa popularidade, destacando suas ideias, como a em que Mahan declarava que a nação que detivesse sob seu comando as rotas marítmas, dominaria o mundo político.

Tanto a teoria de Mahan quanto a de Mackinder foram absolutamente tomadas como objetivos, para as nações de maior protagonismo na política, ao longo do século XX. O maior exemplo disso são os Estados Unidos da América, que seguiram ao pé da letra todo o ideário de Mahan, com ações como o fortalecimento da força naval e instalando bases navais em diversos pontos do mundo. A Inglaterra já se relacionou mais ao que propunha Mackinder, uma vez que buscou associação à Russia nas duas Grandes Guerras Mundiais.

Geopolítica no Brasil

Em relação ao Brasil, também houve interesse nos estudos de geopolítica, como por exemplo, quando a capital federal foi do Rio de Janeiro – cidade litorânea, mais exposta a um ataque – para a cidade de Brasília – bastante ao centro. O Brasil também se fez notar por sua atenção e presença na Antártida, inclusive, com uma delimitação de domínio territorial e projetos de ocupação do Norte do país, com iniciativas como o projeto “Calha Norte”.

Quando a Segunda Guerra foi encerrada, a Geopolítica ficou esquecida, mais ou menos, por 4 décadas, voltando à tona nos anos 1980, com influências claras nas transformações pelas quais passou o Bloco Socialista de nações.

Todos os estudos de Geopolítica, atualmente empregados, visam analisar criticamente as relações globais entre nações.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados