Colégio Web

Fuso horário no Brasil

1O Brasil é um país imenso. Em termos de extensão territorial, trata-se do quinto maior no mapa mundi. Determinadas extensões territoriais do nosso espaço geográfico vão ser amplas no sentido leste-oeste e em função disso, a iluminação solar nos dias e noites acabam não acontecendo ao mesmo tempo para cada local. Isso explica a existência de um fuso horário diferente em estados do norte, por exemplo.

Publicidade

Trocando em miúdos: o Brasil possui diferentes fusos, com horas medidas em tempos diferenciados. Em alguns estados, atraso. Noutros, adiantamento. Na prática, quatro horários diferentes serão observados no país. Dessa forma, o próprio governo vai dividir a nação em áreas com horários específicos. Na ala leste há horários adiantados em relação ao oeste. Nesse último, por exemplo, o sol acaba nascendo um pouco mais tarde.

Horários diferenciados no Brasil

Se observarmos em um mapa, teremos um primeiro horário, localizado a -2GMT. Essa terminologia corresponde a duas horas de atraso se compararmos com o Meridiano de Greenwich. Nesse caso, vai abranger ilhas oceânicas específicas que pertencem ao Brasil. O segundo horário, também chamado de 3GMT, vai abrigar boa parte do território brasileiro, inclusive a capital Brasília.

2A terceira hora é representada pelo 4GMT e vai englobar alguns estados que ficam localizados a oeste do país. Na última hora, -5GMT, temos o estado estado do Acre e uma menor parte do Amazonas.

Mudanças na classificação

Esse quadro geral também foi modificado. Se temos a demarcação das horas a partir desse mapa acima, antigamente sabíamos que o estado do Pará era dividido ao meio no que diz respeito ao fuso horário. Uma meta com -4GMT, enquanto o estado do Acre ficava pronto no quadro -5GMT.

Foi em 2008 que o estado paraense decidiu ser integrado ao fuso de -3GMT e o Acre passou a ser colocado no modelo de -4GMT. Com isso podemos dizer que o quinto fuso horário brasileiro deixou de ser trabalhado. Só em 2010, a partir de um referendo aplicado a toda população acriana, tivemos que as áreas do entorno também retornariam aos horários anteriores. Essa decisão foi sancionada pela Presidência da República em setembro de 2013.

E você, o que acha do fuso horário brasileiro? Já passou por alguma situação engraçada por conta dessas diferenças? Como você analisa a nossa divisão do fuso horário e todas as mudanças relacionadas ao fuso horário internacional?

Que outras dúvidas você possui em relação a esse assunto? Deixe também suas sugestões e comentários a respeito das nossas matérias.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados