Colégio Web

Estepes – Localização, clima e fauna

Publicidade

O planeta é rico em diversidade de espécies de animais e plantas. Aprendemos que a formação e o desenvolvimento da vegetação dependem das condições do solo (tipo do solo) e do clima (quente, frio, seco e úmido), além da luz solar e de água. Todos esses são fatores essenciais para o crescimento da vegetação e para a manutenção da espécie.

A cada região temos uma determinada vegetação existente, isso por causa da variação do solo e do clima existente em cada região. Hoje, aprenderemos sobre as estepes. O que são? Quais as características? Onde encontramos? Quais os animais existentes? Vamos conhecer essa vegetação!

O que são as estepes?

Estepe é uma vegetação que possui características das regiões temperadas ou subtropicais. Geralmente, essa vegetação é típica de formações como planícies, que desenvolve poucas espécies de árvores e grande quantidade de gramíneas (gramas ou capim).

Estepe

Clima e solo das estepes

De acordo a topografia do local na região encontramos uma transição entre o clima e a vegetação do deserto. O solo é fértil e usado para o cultivo e plantio (agricultura). A temperatura é alta e as chuvas são escassas.

Onde encontramos as estepes?

Por terem o clima em que as temperaturas são elevadas com pouca chuva, encontramos essa vegetação nos continentes americano e europeu, na China, na Mongólia, no deserto da Patagônia e no Brasil. Em cada região essa vegetação recebe um nome diferente. Vejamos por exemplo no sul da África, na Europa, na Ásia e na Austrália recebe o nome de estepe; já no continente americano e no Canadá recebe o nome de pradaria.

No Brasil, essa vegetação é encontrada na região do Nordeste e é mais conhecida como Caatinga. A vegetação apresentada são árvores pequenas e arbustos espinhosos (cactos). Quem nunca ouviu falar das nossas caatingas! Essa vegetação é bem típica do nosso nordeste.  Já no Rio Grande do Sul esse tipo de vegetação é conhecido com o nome de pampas.

Estepes

Fauna das estepes

A fauna nesse tipo de vegetação comporta grandes mamíferos, que geralmente, são encontradas em colônias ou manadas. Já para a criação de animais é possível a criação de cabras e gado, já que a vegetação é adequada para as pastagens.

Diferença entre estepes e pradarias

De acordo a topografia da região, as estepes se diferenciam das pradarias pelo clima existente na região e pela altura da vegetação (gramas e capins). No caso da pradaria, o clima é mais úmido facilitando o desenvolvimento da vegetação (gramíneas).

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados