Colégio Web

Distribuição da água no planeta Terra

Publicidade

Em nosso planeta, temos muitos recursos naturais. Iniciamos esse artigo mencionando um dos recursos mais importantes que existe em nosso planeta: a água. Encontramos a água nos oceanos e mares, nas grandes geleiras, nos rios, lagos e lagoas. Vamos conhecer como funciona a distribuição da água na Terra!

Distribuição de água em nosso planeta

De toda a água existente em nosso planeta, 97% dela encontramos nos oceanos e mares, os outros 3% restantes encontramos nos rios, lagos e lagoas, geleiras e lençóis subterrâneos por se tratarem de água doce.

Geleiras

Geleiras

As geleiras são grandes blocos de gelo formados pela neve que se cristalizam e formam os blocos. Esses imensos blocos não derretem e se acumulam formando blocos ainda maiores representando o maior depósito de água doce do planeta. As maiores geleiras estão localizadas no continente antártico e na ilha da Groelândia. Quando é inverno, os blocos de neve ficam ainda maiores, devido ao acúmulo; já no verão, com o aquecimento da Terra pelos raios solares as geleiras derretem fornecendo um maior nível de água aos rios, lagos e fontes.

Rios

Os rios são correntes de água doce que desembocam nos mares e nos lagos, e até mesmo em outros rios. As cidades são abastecidas pelas águas dos rios que recebem tratamento e saneamento básico.  No Brasil, muitos deles abastecem as nossas cidades, mas outros secam quando é verão. Esses rios chamamos de temporários, pois permanecem cheios durante determinada época no ano e em época de seca, ficam vazios.

Vamos conhecer as partes do rio:

  • nascente é a fonte de um curso de água, onde ele nasce;
  • leito é a extensão de terra pela qual corre um curso de água, geralmente é a parte mais rasa;
  • margens são as partes de terra que se localizam ao lado do rio, e permanecem durante toda a sua extensão pelos dois lados, assim como as margens da sua folha de caderno;
  • foz é o local em que o rio termina, desembocando no mar, num lago ou em outro rio.

Rios

A importância dos rios

Os rios são de fundamental importância para todo o ser vivo e para o meio ambiente. Eles abastecem as cidades fornecendo água para toda a população! Além disso, os rios servem para irrigar as plantações e são usados na navegação, bem como para gerar energia nas usinas hidrelétricas. É essencial que o ser humano proteja e preserve o meio ambiente em que vive e também preserve o habitat de outros seres vivos como os peixes e animais marinhos. Devemos respeitar a água dos rios não jogando lixo, agrotóxicos, e principalmente, o esgoto evitando o despejo de substâncias nocivas aos animais e a vegetação.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados