Colégio Web

Detalhes do Turcomenistão

Publicidade

O Turcomenistão é um país localizado na Ásia Central, fazendo fronteira com o Cazaquistão a noroeste, a nordeste e leste dele fica o Uzbequistão. Hoje, o país está entre territórios que há séculos foram usados por várias civilizações. Por exemplo, na Idade Média, uma de suas maiores cidades Merv (Mary) era conhecida como a Rota da Seda, usada para o comércio com a China até meados do século XV.

Em 1881, ele foi aderido ao Império Russo, chegando a ter um papel importantíssimo no movimento anti-bolchevique na Ásia Central. Já em 1924, o Turcomenistão foi integrado a União Soviética, tornando-se uma república constituinte, a República Socialista Soviética Turcomena (RSS Turcomena). Sua independência veio após o término da União Soviética em 1991.

Economia e PIB

Turcomenistão

Por estar localizado em uma área desértica, o país tem na agricultura um dos meios de fazer movimentar sua economia, empregando a grande maioria de sua população.

A área é irrigada por oásis que compreendem aproximadamente metade de seu espaço físico, tendo na produção de algodão uma das maiores fontes de renda ligada à agricultura, chegando a ficar em 10º como produtor mundial.

Outra fonte de renda do país consiste na exploração de suas reservas petrolíferas e de gás natural, movimentado o mercado de exportação do país. Um problema que o país teve em seu desenvolvimento industrial foi graças ao regime comunista, fazendo que com não haja muita diversificação nesta área.

Mesmo com uma economia simplista e baseada na agricultura e importação, o país tem no turismo outra forma de garantir maior renda para o país. Essa diversificação não o ajudou a crescer seu PIB, pois em 2014 esse crescimento foi de apenas de 10,17%.

Desenvolvimento humano pouco desenvolvido

De acordo com dados divulgados em 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Turcomenistão possui médio Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,669. Apenas 0,5% dos habitantes com idade superior a 15 anos são analfabetos, porém, a taxa de mortalidade infantil é alta: 49 para cada mil nascidos vivos.

TurcoMenistão

Cidades do Turcomenistão

  1.                Ashgabat
  2.                Türkmenabat
  3.                Mary
  4.                Balkanabat
  5.                Bayramaly
  6.                Türkmenbaşy
  7.                Tejen
  8.                Büzmeýin
  9.                Gowurdak
  10.                Atamyrat
  11.                Yolöten
  12.                Köneürgench
  13.                Änew
  14.                Gumdag
  15.                Bäherden
  16.                Boldumsaz
  17.                Gazanjyk
  18.                Gazojak
  19.                Kaka
  20.                Seydi
  21.                Saýat
  22.                Tagta
  23.                Farap
  24.                Akdepe
  25.                Murgab
  26.                Gyzylarbat
  27.                Guşgy
  28.                Daşoguz

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados