Colégio Web

Detalhes da vegetação mediterrânea

Publicidade

A vegetação mediterrânea é pouco encontrada nos dias de hoje devido ao desmatamento, extração da madeira, a criação de animais e a agricultura.

Essa vegetação é característica do litoral mediterrâneo africano e europeu (compreende os países da Espanha, França, Portugal, Itália, Grécia e Chipre), que possui pequenas árvores e arbustos.

Mediterranea Vegetação

A vegetação mediterrânea, também conhecida como floresta mediterrânea, é formada por várias espécies. As existentes são sobreiro, pinheiro, cedro, oliveira-brava e o cipreste. As plantas em geral permanecem distantes uma das outras. As demais espécies são as plantas xerófilas, os maquis e garrigue.

As plantas xerófilas são plantas adaptadas a regiões de clima seco, como os desertos, em que o solo é árido. Essas plantas possuem as raízes largas, os talos são grossos e as folhas apresentam espinhos. São exemplos de plantas que se adaptam na Caatinga encontradas também no Sertão brasileiro. Como exemplo de planta xerófila, temos os cactos. Uma vantagem dessa vegetação é que absorvem a água do solo devido às suas raízes longas penetrarem no solo ficando por longos períodos sob a escassez de água.

Os maquis são formados por plantas como arbustos e matos que se tornam impenetráveis devido a grande quantidade de plantas rasteiras como loureiro, urze, giesta espinhosa, piteira e cactos.

Os garrigue são formados por arbustos de pequeno porte espaçados entre si. As principais espécies identificadas nessas áreas são azinheiras, carrasco, alecrim, rosmaninho, alfazema e o timo.

Na Espanha, são cultivadas as oliveiras, cujo fruto é a azeitona que produz o azeite de oliva.

Vegetação Mediterranea

Encontramos esse tipo de vegetação no do sul da Europa, no litoral da Califórnia (Estados Unidos), no Chile, na África do Sul e no litoral da Austrália.

A fauna da vegetação mediterrânea é bastante diversificada e possui várias espécies de animais. Entre as espécies podemos destacar os mamíferos como coelhos, lebres, lobos, raposas, veados, javalis e os mamíferos roedores; entre as aves destacamos os corvos, corujas, tentilhões, falcões e águias; entre os répteis os principais são lagartos, cobras e víboras.

Esse tipo de vegetação é predominante em regiões de dois tipos de clima. No verão, é seco chegando à temperatura até 22°; e no inverno, o clima é úmido e chuvoso podendo chegar à temperatura abaixo de 5°. Esse clima é característico das regiões da costa do mediterrâneo.

 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados