Colégio Web

Desconstruindo o continente africano

O continente africano é separado por diversas regiões, sabia? Banhado pelo Oceano Atlântico, ele apresenta muitos países, que ficam divididos por localidade.

Publicidade

O continente africano é separado por diversas regiões, sabia? Banhado pelo Oceano Atlântico, a África faz divisa com o Brasil através do mar, ou seja, parte da faixa da costa brasileira, ou o litoral, está na mesma direção da costa africana. Porém, não há como não falar da África e chegar a um ponto cardeal: a pobreza. Vários países desenvolvidos e cantores buscam estar sempre presente em causas sociais, pois a África ainda sofre com com falta de saneamento básico, habitações para todos, erradicações de doenças mortais, entre outras situações que atrasam seu desenvolvimento. Por outro lado, diversas regiões da África possuem grandes riquezas naturais, além de pontos onde habitam pessoas mais abastadas, como na África do Sul.

Por ser um continente relativamente grande em seu território, a África é dividida em regiões, também chamadas de subdivisões. Entre as distintas situações, podemos abordar as climáticas, como os climas tropicais e desértico, terrenos acidentados e de savana, áreas mais urbanas e outras totalmente de selva, onde se encontram os animais mais selvagens, como leões, guepardos, elefantes e outros. A África é um lugar totalmente enigmático, que recebe milhares de turistas durante todos os anos, que buscam desvendar os mistérios que assombram esse grande território.

Regiões Africa

Muito por conta da situação vivida pelos povos africanos, que durante muito anos sofreram com a escravidão e preconceito de outros países, os africanos buscam esquecer os anos que assolaram o próprio continente. Quem não se lembra da luta de Nelson Mandela, para juntar os povos da África do Sul, que durante décadas tiveram um regime separatista entre negros e brancos, o chamado aparthaid?

Entre as regiões da África, podemos destacar: África Central, África Ocidental, África Oriental, África Meridional e África do Norte.

Localizada bem ao centro do continente, a África Central é bem povoada, chegando ao limite da costa com o Oceano Atlântico. Os países que estão inseridos nesta geografia em ordem alfabética são: Angola, Burundi, Chade, Congo, Camarões, Gabão, Guiné Equatorial, República Centro-Africana, Ruanda e São Tomé e Príncipe.

Mais acima do mapa africano está a África Ocidental, que está do lado oeste, na parte oriental do Oceano Atlântico. Seus países são: Benim, Burkina Faso, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Mauritânia, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo.

Africa Regiões

Segundo a Organização da Nações Unidas (ONU), são pertences da África Oriental países que são banhados pelo Oceano Índico, além de fazerem divisa com países da África Central. Os povos têm rica história cultural e linguística, sendo a maioria colonizada pelos britânicos, que subdividiram a região. As paisagens naturais são consideradas as mais belas do mundo. Os países inseridos neste contexto são: Comores, Djibouti, Eritreia, Etiópia, Quênia, Malawi, Moçambique, Seychelles, Somália e Tanzânia, Uganda, Zâmbia e Zimbabwe.

Outro ponto bem conhecido do continente é a África do Norte, que compreende países ao longo do Mediterrâneo. Os países dessa zona do Saara estão: a Argélia, o Egito, a Líbia, o Marrocos e a Tunísia.

Banhado por dois oceanos, o Atlântico e o Índico, e onde está localizada a África do Sul, a África Meridional ou Sul da África, compreende os países: África do Sul, Angola, Botswana, Lesoto, Madagáscar, Maurícia, Namíbia e Suazilândia.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados