Colégio Web

Como se forma um tsunami?

Publicidade

Saber como um tsunami se forma é importante, pois muitas pessoas veem notícias sobre ele na televisão e não entendem como esse fenômeno natural acontece. Quer saber detalhes? Este artigo pode esclarecer suas dúvidas.

O fenômeno é causado por terremotos submarinos, que por sua vez acontecem em grande escala nas zonas de fortes movimentos tectônicos. Com isso nasce a onda que vem do choque sísmico de cima para baixo da massa oceânica. Essa grande onda tem várias centenas de metros de espessura e vai ganhando energia toda vez que bate contra o solo submarino.

A propagação

Você sabia que a velocidade de propagação de um tsunami no mar fica em torno de 800km/h? Nesse momento, massas de água enormes baixam em profundidade percorrendo as muitas deformações do solo submarino. Nesse caso, ela é bem distinta das ondas comuns, que afetam apenas a superfície da água. Durante todo o processo de propagação, uma onda perde pouquíssima energia. Logo ela pode percorrer distâncias consideráveis e destruir costas situadas a milhares de quilômetros de seu mecanismo gerador.

Como se forma um tsunami

Maior tsunami da história

Agora que já compreendeu melhor sobre como se forma um tsunami, como exemplo, entenda o caso do Chile, que em 1960 foi atingido por um terremoto de 9,5 graus na escala Richter, que por consequência desencadeou um tsunami devastador que chegou ao Japão.

Quando essa onda devastadora chega perto do litoral, a profundidade do mar diminui e provoca então um aumento de sua altura, que pode chegar a mais de 20 metros, acabando com quem ou o que estiver a frente.

Como monitorar o acontecimento de um tsunami?

Atualmente há um monitoramento nos principais países costeiros do Pacífico. Nesses locais, são coordenadas observações para prevenir os riscos dessas ondas oceânicas. Nos Estados Unidos, foi criado um centro de alerta de tsunamis que reúne várias informações no arquipélago do Havaí.

Onde acontecem mais tsunamis?

Muitas pessoas têm medo desse fenômeno chegar a acontecer onde eles moram, mas quais são os lugares que acontecem mais tsunamis? Os principais lugares são: Ásia, Indonésia, Austrália e Nova Zelândia. Existem muitos outros lugares que sofrem com o fenômeno, mas esses são os mais atingidos.

tsunami

 

Tsunamis históricos

Já aconteceram tsunamis em muitos lugares, que deixaram muitos rastros de destruição e sofrimento.

  • Em 26 de dezembro de 2004, houve um tremor submarino de magnitude 9,3 – o mais poderoso dos últimos 40 anos no Sudeste Asiático;
  • Na província indonésia de Aceh, o nível da água atingiu mais de 30 metros. Na tragédia, morreram 168 mil pessoas;
  • Em 17 de julho de 2006, na Indonésia, aconteceu um tremor submarino de magnitude 7,7 que provocou um tsunami na costa sul da ilha de Java;
  • No dia 11 de março de 2011, o Japão foi atingido por um tsunami de 10 metros de altura que arrasou as costas de Sendai, nordeste do Japão;

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados