Colégio Web

Como funciona um município?

O governo do município deve garantir a população alguns serviços básicos como saneamento básico, a garantia de água potável, iluminação e ruas pavimentadas!

Publicidade

Já estudamos que o município é um conjunto de bairros dentro de um estado. Nossas moradias possuem divisões que chamamos de cômodos, da mesma forma nos estados também existem tais divisões que chamamos de municípios. Sendo assim, os municípios são divisões territoriais dos estados que compõem o nosso país. Os municípios abrangem as áreas urbanas e as áreas rurais.

Serviços públicos oferecidos pelo município

O governo do município deve garantir a população alguns serviços básicos como saneamento básico, a garantia de água potável, iluminação, ruas pavimentadas, energia elétrica, saúde, educação e lazer.

Para que a população tenha acesso a esses serviços básicos é necessário o pagamento de impostos. Os impostos são taxas (valores em forma de pagamento) cobradas para que a população tenha o acesso aos serviços. Sem o pagamento dessas taxas o serviço não é disponibilizado.

Municipio

Administração do município

Para garantir que todos os serviços públicos sejam oferecidos, os municípios precisam de uma administração. Quem representa o município é o prefeito, que é eleito pelo voto secreto da população por um período de quatro anos. A reeleição é permitida e se reeleito o prefeito poderá governar por mais quatro anos. Na ausência ou falta do prefeito, ele é substituído pelo vice-prefeito. A prefeitura possui várias secretárias e cada uma delas é representada por um secretário, que é responsável pelas áreas da administração como, por exemplo: saúde, lazer, cultura, esportes, alimentação, entre vários outros.

Os vereadores são os responsáveis pela execução das leis do município e são eleitos pelo voto da população pelo mandato de quatro anos, o mesmo tempo do mandato do prefeito. A Câmara Municipal é o local de trabalho dos vereadores que devem acompanhar e administrar as leis do município.

O voto é muito importante, pois ele define as pessoas que irão fazer as leis e executá-las. Se a população vota de forma incorreta, ou seja, no candidato que não possui a ficha limpa e que não é uma pessoa honesta, certamente, a população irá sofrer as consequências de um péssimo governo como vemos nos noticiários, em que falta uniforme, alimentação e professores nas redes públicas, devido à má gestão de determinados vereadores e prefeitos.

O voto é um direito da população que deve exigir exercer de forma consciente. O voto, do ponto de vista histórico, sempre foi muito importante, foi uma grande conquista do povo, pois temos o dever de colocar no poder pessoas honestas que irão defender os interesses da população!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados