Colégio Web

Como é a vegetação do deserto?

Publicidade

O deserto é uma região em que o clima é seco e a quantidade de água é escassa, pois não chove com certa frequência; a umidade é muito baixa e a vegetação é quase ausente. A vida no deserto é muito difícil para o ser humano, assim como para os animais existentes, devido às altas temperaturas durante o dia e as baixas temperaturas durante a noite. O solo do deserto é formado praticamente por rochas e areia.

Como são formados os desertos?

Os desertos são formados pela alteração e modificação do solo a partir de um fenômeno chamado de desertificação do solo, que consistem em degradar a terra em uma determinada área, a fim de que com o passar do tempo transforme-se em área não produtiva devido à ação do tempo, da extinção das espécies e da interferência do homem no ecossistema.

Deserto

Muitos desertos que conhecemos hoje não possuíam essas características há milhares de anos. A vegetação se altera dependendo de suas condições do clima, do solo e da atividade humana.

Desertos mais conhecidos do Mundo

Os desertos mais conhecidos do mundo e os mais famosos são o Saara, que é o maior de todos, localizado na África, além do deserto Kalahari. No deserto do Saara, podemos encontrar vegetação de palmeiras e água que formam os oásis.  Outros deserto famosos são:

  • Atacama, no Chile;
  • Thar, na Índia;
  • Namibe, em Angola;
  • Sinai, no Egito;
  • Arábia e Gobi, na Ásia e;
  • Arizona, nos Estados Unidos.

Vegetação do deserto

Vegetação Deserto

A natureza é sabia, portanto não poderia ser diferente no deserto. A vegetação sofre suas adaptações devido à precariedade de chuva e ao calor com as altas temperaturas. Uma das características aparentes dessa região são as raízes subterrâneas das plantas e caules que acumulam água para a sua sobrevivência. Dessa forma, a planta diminui a evaporação, armazenando uma quantidade maior de água, preservando suas folhas e garantindo a respiração por meio da fotossíntese.

A vegetação do deserto é composta por plantas cactáceas e herbáceas, com pequenos arbustos e cactos (xerófitas) e pratófitas (plantas com raízes longas).

As xerófitas são plantas como os cactos que, ao invés das folhas possuírem espinhos para preservar a água, elas armazenam em seus caules. É muito difícil enxergarmos a vegetação no deserto por ser escassa e muito distante uma das outras.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados