Colégio Web

Brasil: como foi formado o nosso país?

Publicidade

Aprendemos que desde quando nascemos já fazemos parte do primeiro grupo social que conhecemos: a nossa família. Quando crescemos, participamos de novos grupos sociais como na escola, em que conhecemos pessoas novas como nossos amigos, professores e diretores, além dos funcionários, que juntos formam um novo grupo social.

Ainda conhecemos várias outras pessoas como nossos vizinhos, pessoas que trabalham no comércio como padaria, farmácia, mercado, açougue e em tantos outros lugares que passamos a conviver. De certa forma, fazemos parte de uma grande comunidade, de um grande povo, de uma grande nação, de um grande e abençoado país.

O que é um país?

estados brasil

As definições sobre o que é um país são muitas, mas o mais importante é aprendermos e entendermos a definição de país em nosso conceito. Saber o que representa um país e como ele é importante.

Entendemos que um país é uma divisão de um território, ou seja, é a divisão de terras em que temos um governo que administra toda a sociedade seguindo as leis e normas do Estado. Essas normas e leis devem ser seguidas e respeitadas por toda a sociedade. É preciso essa separação para que todos tenham uma nacionalidade, uma língua, uma cultura e uma crença, pois cada povo foi colonizado e descoberto por nações (povos) diferentes.

A formação do primeiro grupo social

Os primeiros grupos humanos que se formaram no nosso país foram chamados de indígenas. Esse nome foi dado pelos portugueses aos povos que já habitavam em nosso continente quando chegaram com suas caravelas no início da colonização, pois achavam que tinham chegado a um continente chamado de Índia. Por engano, quando chegaram avistaram uma grande população de pessoas com hábitos e costumes bem diferentes. Nossas terras já eram habitadas por vários povos que possuíam uma cultura e vida bem diferente dos europeus. Os índios vivam em aldeias em pequenos povoados, cada qual com sua família e com seus costumes e língua.

Brasil – como foi formado o nosso país

Foi por volta de 1500, que os europeus descobriram as nossas terras e decidiram que aqui iriam permanecer. Formaram vilas, cidades e trouxeram suas famílias da Europa para viverem em nossos pais.

Com a chegada de muitas pessoas, era preciso gente para trabalhar na produção de alimentos, na construção das cidades e na prestação de vários serviços.

Foi então que os europeus decidiram que os indígenas iriam trabalhar para a formação de nosso país, mas de uma forma violenta e sem direito a remuneração. Dava-se início a escravidão.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados