Colégio Web

Biomas e vegetação do Brasil

Publicidade

O Brasil, por conter uma grande e vasta extensão territorial, é responsável por apresentar em abundância um enorme complexo de biomas e vegetação. Contudo, este verdadeiro mostruário vindo da natureza também é responsável por trazer ao nosso país as principais paisagens e ecologias do planeta.

Neste texto, vou te mostrar o que são os biomas, quais são eles e também sobre a vegetação brasileira, mostrando a tamanha abundância que o nosso país é capaz de trazer com a sua natureza, variedade de espécies e paisagens naturais. Confira agora!

Biomas e vegetação do Brasil

O Bioma é um conjunto de vários ecossistemas que apresentam uma variedade de fauna e flora. Nosso país é riquíssimo em biomas.

De acordo com um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país possui nove biomas diferentes, são eles: a Caatinga, Campos, Cerrado, Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Mata de Araucária, Mata de Cocais, Pantanal e também as Zonas Litorâneas.

Contudo, todos esses biomas brasileiros representam a vegetação do Brasil, pois são compostos por várias espécies de faunas e floras. Vou te mostrar agora o que pode ser encontrado em alguns desses biomas:

Caatinga

Ela possui uma extensão territorial de 800 mil quilômetros quadrados, e se encontra nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, Piauí e no norte de Minas Gerais. A caatinga tem uma vegetação típica de regiões semiáridas, e nela é possível encontrar plantas xerófilas, que são totalmente adaptadas ao clima seco e a pouca quantidade de água. Sua fauna contém répteis, roedores, insetos, aracnídeos, arara-azul, sapo-cururu, asa-branca, cutia, gambá, preá, veado-catingueiro, entre outros.

Campos

Sua vegetação é composta de herbáceas, gramíneas e pequenos arbustos esparsos.

Biomas vegetação do Brasil

Cerrado

Este é o segundo maior bioma brasileiro e pode ser encontrado em diversas regiões. Sua vegetação contém árvores esparsas, arbustos e gramíneas, além de apresentar uma grande diversidade de espécies com: tamanduá-bandeira, tatu-bola, veado-campeiro, capivara, lobo-guará, onça-pintada, entre outros.

Floresta Amazônica

Ela é a maior floresta tropical do mundo, e está presente nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, e em outros países sul-americanos. É possível encontrar muitas espécies como: jabuti, paca, anta, jacaré, sucuri, macacos, e etc. A vegetação é muito diversificada e conta com a presença de peroba, ipê, quaresmeira, cedro, jequitibá-rosa, jacarandá, pau-brasil, entre muitas outras.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados