Colégio Web

Ambiente modificado e ambiente natural

ambiente-natural-ambiente-modificadoOs homens, ao longo dos anos, foram se adaptando aos diferentes ambientes em que viviam. Essa adaptação envolve toda a gama de necessidades que a humanidade desenvolveu. Quando precisou de água, o homem esteve perto dos rios. Trabalhou a agricultura, plantou os alimentos e desenvolveu sua própria maneira de conviver com as intempéries. E dessa maneira foram surgindo as cidades, com aglomerações humanas a partir de diferentes regiões. A estrutura de uma cidade foi sendo construída a partir das escolas, espaços de diversão, igrejas e casas.

Publicidade

Para realizar todas essas mudanças, houve necessidade de modificação do ambiente natural. E foi assim que a natureza elencou diversas perdas que causam enormes prejuízos ao planeta. Cada construção, cada país que se desenvolve ou mesmo cidades e estados cumpriu uma parcela de deterioração do planeta. Essas mudanças, inevitavelmente, vão impor processos de destruição das paisagens naturais. Ainda que se tenha toda uma preocupação mais recente com a preservação, muitos estragos já foram causados ao longo de séculos do desenvolvimento humano.

Como a paisagem natural vai sendo modificada

paisagens-urbanas-e-rurais-7Em termos de compreensão geográfica é possível considerar que o recurso natural pode ser encontrado na água, solo, seres vivos, calor, luz e ar. Esses elementos formam os diferentes espaços naturais. Com o crescimento das populações humanas, todos esses itens passam a sofrer prejuízos. Em um futuro não muito distante, todo o planeta sofre as consequências do processo iniciado apenas nesta região.

Um dos maiores problemas causados por essas mudanças está relacionado à destruição da cama de ozônio. Esse problema acaba favorecendo a proliferação de doenças como o câncer e outros males de cunho respiratórios.

Em função do efeito estufa, a Terra está enfrentando uma elevação preocupante de calor, que resulta na estiagem de chuva e mais impactos para a preservação das águas dos rios.

Todo esse calor gerado em excesso vai promovendo o derretimento das geleiras, ampliando o nível de água nos oceanos e mares. São as diversas catástrofes observadas nos últimos anos. Até mesmo as cidades estão cada vez mais populosas, com crescimento dos espaços de favelas em que as condições humanas são completamente desrespeitadas. Populações que sobrevivem sem qualquer dignidade, falta de saneamento básico e esgotos abertos. Água tratada acaba sendo artigo de luxo para tais populações. Todo esse contexto favorece o surgimento de várias doenças. Ou seja, são populações que estão à margem de todas as condições mínimas para que se garanta a sobrevivência.

Os especialistas apontam que a preservação dos espaços naturais é condição mínima para que se alcance bons níveis de sobrevivência na Terra. E não se trata apenas de cobrar mudanças dos governos e grandes países. Cada cidadão precisa cumprir um papel de conscientização dos processos. As crianças precisam ser educadas nesse novo contexto justamente para que possam ter mudanças mais profundas ao longo da vida e nas próximas gerações.
O que você faz para contribuir com a saúde do planeta? Quais são as suas ações enquanto cidadão?

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados