Colégio Web

Ação da luz na fotossíntese

2O elemento luz é um fator indispensável para o sucesso da fotossíntese. Essa mesma luz que diariamente observamos banhar a terra vai ampliar os espectros de radiação eletromagnética que tem origem no Sol. Essas radiações serão propagadas como ondas. A maneira como isso ocorrerá depende das fontes de energia de cada onda. Quanto mais energia, menor será o comprimento.

Publicidade

Em um espectro amplo de radiação eletromagnética, apenas uma parte menor estará visível ao olhar humano. É aquele tipo de radiação cujo comprimento da onda vai variar de 380 a 760 nanômetros. É uma estreita faixa de comprimento para a luz poder ser visualizada em cores diferenciadas a partir de um prisma que cria dispersões, separações em cada radiação.

Outro aspecto relevante para o papel da luz na fotossíntese diz respeito à natureza corpuscular. A luz incide em formatos de corpúsculos que são chamados de fótons. Cada fóton é considerado um pacote de energia que se associa aos comprimentos de ondas partículas. A luz de um minúsculo comprimento de onda na cor violeta, por exemplo, estará carregada de fótons com muita potência energética.  Para a eficiência da luz, dependeremos ainda do comprimento das ondas. A luz na cor laranja e vermelha, por sua vez, terão fóton com menor capacidade de energia.

As radiações luminosas emitem energia e passam a ser decisivas para que a plantinha daqui do solo terrestre aproveite a capacidade energética e passe pelo processo de fotossíntese.

Comprovação

1E como os cientistas chegaram a tal conclusão? Quando os feixes de luz branca passam por um determinado prisma e se decompõem em diferentes cores, passa a ser possível observar melhor o fenômeno. É como se você olhasse para um recipiente de vidro com água, bem lacrado, com uma planta no interior. A partir daí observamos que com o passar do tempo aquela planta começa a ser submetida à radiação vermelha ou azul, mostrando mais capacidade nos processos fotossintéticos.

É perceptível como as bolhas de oxigênio comprovam que o espaço interior do vidro está sendo modificado pela ação da luz.

 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados