Colégio Web

Função

Publicidade

Várias partes compõem a raiz da angiosperma. São elas: coifa, zona lisa ou crescimento, zona polífera com pelo absorvente, zona suberosa e de ramificação, colo ou coleto.

Coifa: capuz que tem a função de proteger as pontas da raiz. Nessa área, encontramos várias células menores e que de forma delicada se multiplica de forma intensa.
Assim, promove o crescimento em escala vertical da raiz. Para isso, a coifa vai proteger as células para que não sofram atritos com as partículas do solo. Também impede o ataque de vários microrganismos.

Região de crescimento ou lisa: é o espaço em que se percebe o alongamento das células que foram geradas na área protegida da coifa. Esse alongamento amplo faz com que a raiz cresça de forma livre e multiplique as células da ponta e da região lisa ou de alongamento celular.
Polífera ou pelo absorvente: onde ficar os pelos que cumprem o papel de retirar do solo os sais minerais e a água para formar a seiva bruta. Também conhecida como zona de absorção.

Ramificação ou região suberosa: é onde a raiz se ramifica e origina várias outras raízes secundárias que podem auxiliar a para que a planta fique fixa e amplie a superfície da absorção.

Coleto ou colo: espaço em que ocorre o encontro do caule com a raiz.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados