Colégio Web

Propriedades do ar

O ar possui algumas propriedades como peso, compressibilidade, elasticidade e expansibilidade. Entenda cada um deles e desmitifique seu dia a dia!

Publicidade

Já sabemos que o ar que respiramos é vital a todos os seres que habitam o planeta Terra. O ser humano é por sua natureza descrente a tudo aquilo que não pode ver ou tocar. Algumas coisas são fáceis de comprovar a sua existência, já outras não temos como comprovar, apenas acreditar. Não podemos ver o ar, mas sentimos e vemos sua existência no dia a dia. Vamos entender como o ar ocupa espaço, mesmo parecendo, na maior parte do tempo, invisível!

Como o ar ocupa espaço?

Ar

Não conseguimos ver, mas o ar ocupa espaço no ambiente, em objetos, enfim em tudo que podemos tocar, apesar de não conseguirmos visualizar. Para termos a certeza de que o ar ocupa espaço, podemos fazer uma experiência com um copo, algodão e uma vasilha cheia de água.

Você pode colocar um pedaço de algodão no fundo do copo, de forma que fique bem no fundo; vire-o numa vasilha cheia de água mergulhando por completo. O que aconteceu? Você perceberá que o algodão permaneceu seco; isso mesmo sequinho! O algodão ficou seco, porque o ar ocupou o espaço vazio do copo, impedindo que a água fosse até o fundo e molhasse o algodão. Dessa forma, entendemos e observamos que o ar ocupa espaço.

Quais são as propriedades do ar?

O ar possui algumas propriedades como peso, compressibilidade, elasticidade e expansibilidade. Você deve estar se perguntando como o ar pode pesar alguma coisa, não é mesmo? O que é compressibilidade? Como funciona essa elasticidade e expansibilidade? Com exemplos vamos explicar como funcionam essas propriedades. Vamos entender!

Bexiga

Massa

Você pode constatar fazendo a seguinte experiência: pegue dois balões ou bexigas de aniversário e uma balança. Encha um dos balões e deixe o outro vazio. Coloque os dois na balança e observe qual estará mais pesada. Sabe o que aconteceu? O balão que estava cheio de ar é mais pesado que o balão vazio. Sendo assim, podemos entender que o ar tem massa.

Compressibilidade

A compressibilidade do ar nada mais é que a diminuição de volume. Você já deu remédio para alguma pessoa numa seringa de plástico como medidor? Faça um teste e observe! Puxe todo o êmbolo da seringa para cima, agora com o dedo feche o orifício e empurre o êmbolo. Você só vai conseguir empurrar até um determinado espaço, depois não mais. Isso ocorre porque o ar é comprimido e diminui o seu volume dentro da seringa. A esse fenômeno entendemos de compressibilidade do ar.

Elasticidade

A elasticidade é o retorno do ar comprimido ao seu volume de início. Ainda no mesmo exemplo da seringa, se soltarmos o dedo do orifício da seringa, conseguiremos levar o êmbolo até o final. Dessa forma, o ar volta a ter o seu volume inicial.

Expansibilidade

Expansibilidade é o aumento de volume do ar dentro de um espaço. Como por exemplo, o ar que possui dentro de uma garrafa ou vidro de perfume. Todo o espaço não ocupado por qualquer outra substância fica repleto de ar.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados