Colégio Web

O que é buraco de minhoca?

Publicidade

A teoria do buraco da minhoca foi desenvolvida pelos físicos Albert Einstein e Nathan Rosen que acreditavam na possibilidade de ser possível se realizar viagens no tempo por meio de buracos que atuam como portais que permitiram o transito entre o futuro e passado, ou ligar duas regiões distantes do espaço. De forma simplificada, a teoria defende a possibilidade da viagem no tempo, muito explorada em filmes de ficção cientifica.

Essa ideia é tem como base a teoria da relatividade, desenvolvida pelo próprio Einstein, que defende que toda massa curva o espaço-tempo. Trata-se da ligação entre dois pontos diferentes presentes no espaço-tempo, que é capaz de reduzir o tempo e a distância de viagem. Ainda de acordo com a teoria da relatividade, esses buracos de fato existem, mas até então nenhum foi descoberto.

minhoca buraco

Também conhecida como Pontes de Einstein-Rosen, a teoria defende que essas pontes possuem doas bocas que são interligadas por uma espécie de tubo ou garganta que tanto pode ser reto quanto enrolado.

Acredita-se, ainda, que ao final de cada buraco de minhoca seja encontrado um buraco negro, que são conhecidos pelos seus tamanhos microscópicos – uma variação de 10 a 33 centímetros -.

No entanto, estudos espaciais desenvolvidos recentemente acreditam que a Via Láctea pode conter um gigantesco túnel galáctico, permitindo a passagem a viagem humana. Para chegar a essa conclusão, seria preciso fazer um comparativo com outras galáxias parecidas com a nossa, mas isso ainda está um pouco distante de acontecer.

Como se daria a viagem

buraco minhoca

Participar de uma jornada por meio de buracos de minhoca seria algo incrível, não é mesmo? Mas como essa aventura seria possível? De acordo com o astrofísico Andrew Hamilton, seria mais ou menos assim:

Você adentraria por um buraco negro e sai diretamente por um buraco de minhoca, que proporcionaria a mudança do fluxo espacial, ocasionando em uma espécie de aceleração para trás. Após, você sai pela outra extremidade, chamada de buraco branco, que nada mais é que a mesma versão do buraco negro, mas invertido, o que proporcionaria que você chegasse no outro ponto com o tempo diferente do qual você entrou. Dessa forma, você sairia do passado e cairia no futuro. Se movendo por esse buraco branco, ainda seria possível, através de um flash, você conter uma imagem com todas as informações do seu passado, possibilitando uma viagem de volta.

Incrível, não é mesmo? Será que um dia a humanidade será capaz de realizar esse tipo de aventura? Qual é a sua opinião?

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados