Colégio Web

Gravitação: Noções históricas

Publicidade

Vejamos algumas noções históricas:

Cláudio Ptolomeu (90-168)

Cláudio Ptolomeu, foi um matemático, cientista, geógrafo e astrónomo grego, nasceu no ano de 90, e faleceu por volta de 168 d.C.

Ele foi o criador da tese que dizia que a Terra era o centro do Universo, e isso foi considerado um sistema planetário, denominado geocêntrico.

Esse sistema foi considerado um sistema incerto, pois todos os planetas (individualmente), cria uma órbita circular em volta de um centro representado por C, onde esse centro traçava uma órbita circular em volta da Terra.

Vejamos:

Nicolau Copérnico (1473-1543)

Nicolau Copérnico publicou a obra De Revolutionibus Orbitum Coelestium, no ano de 1543.

Com isso deu-se origem a uma nova concepção do Universo com o Sol, como sendo o seu centro, ou seja, um sistema heliocêntrico.

Portanto podemos concluir que o sistema de Copérnico, diz que o Sol é o centro do universo, e tanto a Terra como os planetas circulam em órbita em torno do sol.

Dentro do sistema de Nicolau Copérnico, existe também uma esfera imóvel, onde dentro desta esfera estão as estrelas fixas.

Tycho Brahe (1546-1630)

Brahe foi um grande astrônomo, ele foi autor do sistema geocêntrico, onde o sol gira em volta da Terra, e os planetas em volta do Sol.

 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados