Colégio Web

Dia do Atleta Profissional – 10 de fevereiro

Saiba mais sobre o dia do Atleta Profissional e a importância de lembrar a data.

Publicidade

Houve o reconhecimento da profissão de atleta profissional apenas a partir do ano de 1998 na lei de número 9615. A partir da publicação da lei foi determinado que era necessário que todas as entidades de prática desportiva viessem a realizar um contrato formal de trabalho, este que passou a ter os direitos de forma garantida.

dia-do-atleta-profissional

A partir deste mesmo ano acabou ficando estabelecido no Brasil o Dia do Atleta Profissional, uma data que foi comemorada a partir de 10 de fevereiro para homenagear os profissionais que são o maior exemplo de superação e persistência.

Aso que querem seguir uma carreira no esporte, é fundamental se conhecer as atividades que devem ser realizadas, e todos os obstáculos que poderão surgir durante toda a caminhada. Com isto é importante estar preparado para lidar com toda a pressão e reconhecimento de derrotas, tudo isto como uma forma diferenciada de aprendizado.

Todos os que querem investir no esporte e ser atletas profissionais deverão estar totalmente cientes de que é fundamental investir. Tanto financeiramente como em tempo para treinos e a busca de forma constante para melhores resultados. Além disto, é importante se investir na saúde, sempre procurando ter o cuidado com a alimentação, e não utilizando substâncias consideradas doping que variam conforme o esporte.

Origem da comemoração

dia-do-atleta-profissional-2

Os atletas profissionais receberam um dia em sua homenagem na data de 10 de fevereiro. Este é um título que foi conquistado a partir de muita luta, se consolidando a partir de 24 de março de 1988 através da lei de número 9.615.

Um dos maiores problemas enfrentados por atletas brasileiros está na falta do patrocínio. O Governo não promove a valorização dos profissionais, estes que em grande parte são vencedores, donos de medalhas, mas não conseguem meios para se manter no esporte.

Empresas particulares por sua vez acabam apoiando os esportistas, oferecendo todo o cuidado com os patrocínios e salários para os manter. É uma pena que este estímulo não aconteça, já que vários atletas não conseguem outras maneiras para se sustentar, e acabam tendo de desistir da área de esportes.

Muitas nações se destacam nas conquistas de medalhas e investem em atletas, desde as suas gerações mais novas, a partir de 3 anos de idade, caso nossos governantes e as escolas tomassem a mesma atitude, o Brasil certamente seria uma grande potência na área do esporte.

 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados