Colégio Web

Os Países Eslavos

2Os povos eslavos convivem em nações da área oriental e central da Europa. Com origem indo-europeia, existem a mais de cinco mil anos e já habitavam outras áreas do velho continente. É o caso da Península Índica e alguns espaços da Ásia. O povo eslavo descende dos tchecos, sérvios, bielo-russos, croatas, polatos, ucranianos, búlgaros, macedónios, eslovenos, eslovacos e os lusácios.

Publicidade

Há duas teorias em relação a origem do povo eslavo. A primeira delas aponta que houve vertentes autoctônicas. Os eslavos habitariam o norte da área de Cárpatos para disseminar aspectos da cultura lusaciana, no período que antecede os 1000 a.C.. A segunda teoria aponta que as vertentes aloctônicas mostra o eslavo se originando como povo a partir dos séculos V e VI depois de Cristo.

A História e a ciência defendem a ideia de que o povo eslavo leva sua origem para onde for. É como se o lugar onde nasceram, a língua e a cultura desses povos fossem preponderantes para tal conclusão. A raça tem um enorme traço da biologia para constituir cada países. A semelhança histórica, de idioma, os traços genéticos e culturais levam a vários elementos já esclarecidos pela arqueologia.

1Com a migração, passaram a ocupar várias áreas do Mar Negro e outros espaços florestais. Em seguida, se deslocaram para os mares Adriático, Egeu e Báltico e também passaram pelos alpes. Entre os séculos IV e VI o povo eslavo começou então a constituir estados menores onde hoje estão localizadas a Rússia, a Polônia, a Croácia, a Sérvia, a Ucrânia, Tcheco e Eslováquia, a Macedônia, a Eslovênia, e parte da Alemanha, Áustria, Albânia e Hungria.

No século IX, o Império Bizantino e Franco compõem, com o povo eslavo, um grande estado oriental. Passou a ser chamado de Rus Kyivana. Há muitos esclarecimentos em relação a esse fato, pois alguns pontos curiosos estão relatados pela Crônica de Nestor. Ela esclarece como o exército nórdico da Escandinávia, conhecido pelo nome de varegues, entrou nos grandes rios e atingiram o Mar Negro. Quando lá chegaram, ligaram-se aos povos locais e criaram o Estado Kyiviano, com a capital de Kyiv.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados