Colégio Web

Federação Russa (Rússia)

Publicidade

Federação Russa (Rússia)

A Rússia é considerada o maior país do mundo com 17.075.400 Km2, uma parte fica no leste da europa e a outra no norte da Ásia. Destaca-se por ter um relevo variado, onde as planícies predominam. Sua população é uma mais populosa do mundo com 145,27 milhões (estimativa 2002) que se divide em russos 82%, tártaros 4%, ucranianos 3%, tchuvachos 1%, outros 10% (estimativa 1996). 

O clima na sua maior parte é frio, no entanto ele varia no Inverno (longo), Primavera (temperado), Verão (curto e quente), Outono (chuvoso) e varia de acordo com o território russo.
 
O século XV foi marcado pelo início do Império Russo, quando Ivan IV dominou territórios que até então estavam em poder dos Mongóis, expandindo-se até a Sibéria. 

Em 1945 Josef Stalin como espólio da Segunda guerra Mundial recebe do Japão parte das ilhas de Sakalina e Kurilas. A URSS já abrigou diversas nacionalidades, formada por 16 repúblicas autonômas e áreas nacionais em seu território, onde em 1990 o congresso dos deputados anuncia a sua soberania.

Vejamos a seguir algums dados: 

Relevo 

O relevo da Rússia se destaca dos de mais por ser variado, com planicies e vales. As planícies constitui a maior parte com suas estruturas geológicas, algumas se dividem pelos montes Urais, tem como ponto mais elevado o Elbrus com uma altitude de 5633 metros e é considerado o mais alto da Europa. 

hidrografia e litoral
Os rios da Rússia são considerados um dos maiores do mundo, a maioria ficam congelados no inverno, entre mais de 119.000 rios os que se destacam são: Volga, Don, Ienissei, Lena, Obi, Dniepre e o Neva. Possui a maior bacia hidrografica da Ásia com 2.975.000m2- (Bacia do Obi). 

Os rios da planicie russa dividem-se dessa maneira: os da Europa Oriental escoam no sentido norto-sul e os da Siberia sul-norte. Nos altos percursos dos rios Obi, Ienissei, Lena há grande utilização de hidrelétrica. As hidrelétricas ficam instaladas no sul da Sibéria formando pólos industriais. 

Clima e vegetação da Rússia 
A Rússia possui um clima variado, predominando o clima temperado continental. O norte do país é mais frio onde no inverno já registrou picos de 40 aos 50 graus Celsius negativos, já no sul temos temperatura. mais quentes onde atingem 8 graus Celsius negativos. 

A vegetação apresenta pradarias no centro sul do país, estepes, ao sul das pradarias, onde encontramos o solo tipo tchernozion (ou terra escura), que é muito fértil. Encontramos também a tundra, no extremo norte, onde o inverno é mais rigoroso e a taiga, no centro da Rússia, que é a floresta de coníferas. 

Pradaria

É uma planície com vasta vegetação herbácea, localizadas no Centro-Sul da Rússia. 
Estepes 
Encontrada na zona temperada continental da Europa. Os estepes ocupam uma parte ao sul das padarias. Os estepes apresentam um solo bem fértil, e abundante em matéria orgânica de cor escura chamada Tchernozionan (terra negra), que se estendem desde a Ucrânia até a Sibéria Ocidental, onde se localizam uma vasta área agrícola com cultivo de cereais. 
recursos naturais 
A Rússia é rica em recursos minerais (ferro, cobre, zinco e alumínio) e tem grandes fontes de energia (carvão, gás, petróleo, urânio e água).
É um país com potencial exploratório altíssimo (dada sua grande extensão) e, em função disso é um dos maiores produtores de combustíveis fósseis do mundo. 

Essa distribuição de recursos permite que a Rússia seja quase auto-suficiente em matérias primas. 

Descentralização Industrial 
Passada a revolução Socialista de 1917, o desenvolvimento industrial foi planejado de modo a distribuir igualmente as indústrias pelo país, o que deixou fábricas no meio do deserto que, mais adiante, transformaram-se em grandes pólos tecnológicos e industriais.
 
O grande forte industrial da Rússia é a indústria pesada (metalurgia e siderúrgica), com exceção do Vale do Silício encontrado em Zelenogrado, onde se concentram empresas de telecomunicações e microeletrônicas. 

O espaço agrário 

Os kolkhozes (fazendas coletivas) passaram a dominar a exploração agrícola uma década depois da Revolução Socialista. 

Os kolkhozes formaram-se a partir da coletivização de terras realizada pelo estado, e estão organizados em forma de cooperativas camponesas, onde eram feitas as divisões dos lucros conforme o trabalho que cada um exercia. 

Existiam também os sovkhozes (fazenda dos sovietes) que eram as fazendas do Estado que tinha os trabalhadores como seus servidores públicos. A partir daí, foram desenvolvidas as “fazendas-modelo” para uma experimentação, com exploração agropecuária feita com a tecnologia de ponta.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados