Colégio Web

Reino Unido

Publicidade

Reino Unido
O thatcherismo era um conjunto de pensamentos políticos que foi atribuído durante do período de 1979 e 1990 pelo governo da primeira-ministra Margaret Thatcher. Ele surgiu como uma resistência ao “estado Previdenciário”.
 
O principal adversário era o poder sindical que conservava as políticas públicas de auxílio aos desempregados e os pobres e a legislação trabalhista favorável. 

Em 1984 enfrentou sérios conflitos sociais, o principal foi a greve nas minas de cavão, Thatcher reprimiu com esforço e derrotou a greve. 

O Estado previdencíario indiredamente desencaminha o dinheiro dos indivíduos para as corporações, assim empobrecendo a nação.Dessa maneira a economia britânica sofre mudanças com a desigualdade social (maior da europa), taxa de desemprego(menor da união européia) entre outros. 

A partir de 1997, o cargo de primeiro-ministro passa a ser ocupado por Tony Blair, que foi proclamado líder da terceira viaentre a social-democracia e o liberalismo, com isso muitos despesas sociais foram restringidas, na Previdência houve alguns cortes. 

Em 2001, novas leis são impostas pelo governo, que adotou a aplicação de punições para quem trouxer imigrantes ilegalmente. Com isso, muitos confrontos raciais foram gerados no norte da inglaterra por parte dos imigrantes asiáticos, que protestavam contra o desemprego e a desigualdade social. Em 2002, o governo continua aplicando novas regras para tentar reduzir a invasão de imigrantes refugiados. 

No Reino Unido, as indústrias mais importantes são dos setores fonográfico, alimentício e químico. Como muitas minas carboníferas estão em ensecamento, o carvão está sendo substituído pelo petróleo, como a pricipal fonte de energia do território.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados