Colégio Web

Pecuária

Publicidade

No continente europeu há um predomínio da pecuária intensiva, que ocorre a partir de rigorosa triagem para seleção de forrageiras e raças na produção de leite. O gado leiteiro ganha destaque na Holanda, Dinamarca e Suíça, com ampla densidade na criação de tais animais.

Já o gado bovino destinado ao corte é mais presente na Espanha, Reino Unido e Rússia.

Em termos de agricultura, os europeus se destacam por investir em na técnica de rotação da cultura, irrigação e elementos que se associem à pecuária. Daí surgiram as
as técnicas de polders na Holanda e Bélgica, bem como o terraceamento no Mediterrâneo ou mesmo a jardinagem nos espaços densamente povoados.

Trigo: bastante presente na agricultura da Europa que tem solo fértil. Abundante produção na Rússia, Ucrânia e França.

Centeio, cevada e aveia: produzidos predominantemente no Norte da Europa.

Videiras e oliveiras: na Europa Mediterrânea, são produzidas especialmente nos terraços. A indústria do azeite e do vinho também são essenciais para o desenvolvimento econômico da França, Portugal, Itália e Espanha.

Beterraba: produzida para canalizar a produção do açúcar, bastante cultivada na Rússia, França, Ucrânia e Bielo-Rússia.

Há subsídios implementados pela União Européia que facilitam nesse processo. As mais de seis milhões de toneladas de açúcar produzidas em meio a esse nicho é encaminhada ao mercado mundial. Assim, conquistam o preço que interessa até mesmo os brasileiros. Antes, a Europa importava açúcar, hoje mantém boa parte de seus lucros a partir de tal produção, sendo o segundo maior exportador em escala mundial. Só perde para o Brasil, que é focado na produção de açúcar refinado.

A pecuária é realizada de forma intensiva com o gado,ela recebe cuidados técnicos,assim fornecendo maior rendimento. Além dos bovinos no continente europeu outros dois rebanhos que se destacam é os suínos e ovinos. O rebanho mais numeroso é o de bovinos, criado principalmente na Rússia, na Ucrânia, na Alemanha, na França, na Grã-Bretanha e na Polônia.

Vejamos a seguir como se divide agricultura e a pecuária na Europa.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados