Colégio Web

Benelux

1É um acordo de cooperação entre governos. Foi firmado entre a Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo. A sigla Benelux é formada a partir das primeiras letras dos nomes de cada país (België, Belgique ou Belgien; Nederland e Lëtzebuerg, Luxembourg ou Luxemburg).

Publicidade

Tem como meta facilitar e ampliar o comércio entre tais noções, para que impostos e taxas do comércio externo esteja livre de entraves burocráticos. Na Benelux, são utilizados os seguintes idiomas: holandês, o francês e o alemão.

O Comitê de Ministros, o Parlamento, o Conselho da União Europeia, o Tribunal de Justiça, a Secretaria-Geral e a Organização para a Propriedade Intelectual são os elementos norteadores da Benelux. Bruxelas abriga a parte organizativo e várias atividades são deliberadas por seus 49 membros: 21 integrantes belgas, 21 neerlandeses e 7 luxemburgueses. As decisões sempre são aprovadas por unanimidade. A noroeste da Europa, três países são responsáveis pelo embrião da União Europeia (UE). Em 1951, quando se juntou com a Alemanha Ocidental, França e Itália, acabou formando a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), criada em 1951.

Benelux 
Na Bélgica atividades turística são de grande importância, principalmente na cidade medieval e na capital. Dando destaque para os setores industriais e portuários na região de Flandres. Devido ao carvão mineral a cidade de Valônia desenvolveu um intenso parque siderúrgico.  Os principais setores que contribuíram para a economia da Holanda é o petroquímico, alimentício, eletrônico e o turístico.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados