Colégio Web

África Central

Publicidade

África Central
Como o próprio nome já diz, é a área central da África, onde o clima varia em equatorial, quente e úmido. 

Com a descolonização, muitos conflitos étnicos eclodiram no território africano. A República Democrática do Congo é o país que mais tem sofrido com as guerras, principalmente por ter abundância em recursos minerais e uma grande diversidade étnica. 

Esse conflito ocasionou milhões de mortes, e segundo o Comitê de Resgate Internacional, a maioria dessas mortes estão relacionadas com doenças causadas pela instalação sanitária precária. 

No ano de 1944, iniciou-se a guerra civil entre dois grupos étnicos de Ruanda, os tutsis e os hutus. Aproximadamente 1 milhão de hutus se refugiaram em direção à República Democrática do Congo temendo a repressão dos tutsis. A região onde estavam concentrados os refugiados ficou desestabilizada. 

No ano de 1996, os tutsis baniamulenges se revoltaram contra o governo de Mobutu Sese Seko, que permitia a presença dos hutus na região.
A partir de 1997, Laurent-Désiré Kabila assume a presidência da República Democrática do Congo, quando Mobutu é derrotado. 

No inicio do ano de 1998, uma nova fase da guerra teve início no leste e se estendeu até o oeste com a revolta dos militares baniamulenges.
O governo de Kabila ficou debilitado e recebeu proteção militar de Angola, Zimbábue e Namíbia, para controlar a execução dos tutsis baniamulenges, que por sua vez tinham o apoio de Ruanda, Uganda e Burundi. 

Em pouco tempo o país ficou dividido entre o governo que dominava a região oeste, e os tutsis que ocuparam a região leste. 

A situação se complicou mais quando Ruanda e Uganda deixaram de apoiar os tutsis, devido à disputa pelos territórios do Congo que eram abundantes em riquezas minerais. Em 2001, a ONU acusou Ruanda e Uganda pelo roubo das riquezas do país. Neste mesmo ano, Kabila é assassinado, e seu sucessor é seu filho Joseph Kabila, que promete a democratização e acordos de paz no país. 

Ruanda 
No ano de 1994, ocorreu em Ruanda o maior número de genocídios em tão pouco tempo, que deixou mais de 1 milhão tutsis ruandeses mortos pelas milícias hutus. 
Chade É um país fechado do centro-norte da África, que não tem saída para o mar. É um dos países com a pior situação precária do mundo. 

É muito diversificado etnicamente, e a expectativa de vida é muito baixa, apenas 49 anos. Menos da metade da população possui o saneamento de água 

Com o fim das guerras civis, há uma expectativa de que o país consiga sair da miséria, principalmente depois da descoberta das reservas de petróleo, que já estão sendo exploradas e dando uma grande ajuda na economia do país. 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados