Colégio Web

A determinação não-genética do sexo

 

A determinação não-genética do sexo

 

A identidade sexual também pode ser determinada por uma ação não-genética, ou seja, por uma intervenção feita pelo homem.

Alguns insetos dependem somente dos cromossomos para determinarem as suas características sexuais secundárias, então um transplante de ovário ou testículo não irá afetá-las.

Mas os animais vertebrados são diferentes, pois para a determinação do sexo, eles necessitam de cromossomos e dos hormônios sexuais. Portanto se um transplante de ovário ou testículo for feito nesses animais, suas caracteristicas sexuais irão ser modificadas.

Veja abaixo alguns casos de determinação não-genética do sexo:

Galinhas
As galinhas são aves que possuem um testículo debilitado do lado esquerdo, porém se o seu ovário, que está no lado direito for retirado, este testículo irá se desenvolver e todas as suas características serão revertidas, como por exemplo, o surgimento de uma crista. 

Se no lugar do ovário retirado for colocado um testículo de um galo, irá acontecer o mesmo, a galinha irá desenvolver caracteristicas de um galo.

Gado Bovino
No gado bovino, quando ocorre uma gestação gemelar, em que uma cria é macho e a outra é fêmea, o testículo do macho se desenvolve antes do ovário da fêmea. 

A testosterona será transmitida no fluxo da corrente sanguínea da placenta para a fêmea, impedindo o desenvolvimento do seu ovário.
Nesse caso a fêmea será estéril, chamada de freemartin.

Bonellia viridis
Bonellia viridis é um verme marinho. 

O macho habita no aparelho reprodutivo da fêmea, e seu tamanho é bem inferior ao dela.

A fêmea libera os seus ovos fecundados no meio em que ela vive, e desses ovos vão nascer larvas.
 
As larvas que se desenvolverem fora do organismo da mãe serão fêmeas, e as larvas que se desenvolverem dentro organismo da mãe serão machos.

Se caso a larva que estiver dentro do organismo materno for retirada antes do se desenvolvimento completo, ela passará a ser intersexuada. 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados