Busca Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » Português » Derivação » Tipos de Composição de Palavras
Postado em 31/05/2012 17:53, atualizado em 27/08/2015 10:47

Tipos de Composição de Palavras

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

2O acervo linguístico no Brasil é mais que vasto. E fazemos uso de vários recursos de tal acervo para que consigamos gerar interações em nosso cotiado. Não há dúvidas de que pela fala ou pela escrita estamos, o tempo todo, fazendo uso de recursos linguísticos vários mesmo sem que percebamos a importância de cada um deles, ou mesmo como eles estão arraigados em nossa gramática.

O uso constante não é suficiente para o aprendizado. Para ser um bom usuário da língua, também torna-se necessário uma maior familiaridade com a mesma. Como tantas regras surgirem, porque elas existem e, enfim, aprendermos a usá-las sem que isso nos seja enfadonho.

Hoje falaremos dos tipos de composição de palavras quando se tem uma intenção proposta no encontro de cada palavra. Quais subsídios vão nos auxiliar neste processo?

Observe os termos seguintes: terreiro/aterrar/aguardente/planalto/bem-me-quer, entre outros vocábulos. Você deve estar tentando entender o porquê de ilustrarmos com tais casos, não é verdade? Essas palavras, inclusive, devem fazer parte do seu cotidiano. O que vamos fazer neste momento é analisá-las com maior cuidado e entender como foram formadas.

Terreiro e aterrar são vocábulos formados por um elemento que não se altera. Tal componente é chamado de radical. Quando se usa “-terr”, observamos que os dois vocábulos precisaram de tal elemento para serem formados. Tal formação é chamada de derivação, pois a palavra surgiu a partir deste pequeno termo. E, ainda, que palavras de sentidos e significados diferentes são formadas com tal “pedaço” de vocábulo.

No caso de aguardente, bem-me-quer e planalto, ocorre uma forma chamada de composição. Eu junto duas palavras ou radicais que já existem na língua e crio novas palavras.

Justaposição

1Um terceiro tipo de composição da palavra é a justaposição. Neste caso, haverá combinação dos elementos mas não ocorre mudança fonética ou na grafia. Observe os casos abaixo.

Bem-me-quer, pontapé, pé-de-moleque, roda-viva, girassol…

Na aglutinação, um dos componentes da combinação acaba sofrendo mudança fonética ou na grafia. Observe os casos seguintes: pernalta, planalto, aguardente e embora.


Publicidade

Pela Web

Comentários