Colégio Web

A Civilização Islâmica

Publicidade

A civilização Islâmica 
Toda pessoa que submeter-se à vontade de Alá1, aceitando a fé islâmica e considerando- o seu único e verdadeiro Deus é considerado um muçulmano, (islâmico ou maometano). A religião muçulmana atualmente é a que mais vem crescendo no mundo, tento como seguidores mais de 1,2 bilhão de pessoas. 

Na cidade de Meca localiza-se a Caaba2, considerada pelos muçulmanos como o mais importante centro religioso do mundo, para lá todo ano se dirigem milhares de pessoas de diversas localidades em busca da adoração da Pedra Negra (um pedaço de meteorito, trazido do céu pelo anjo Gabriel para o profeta Abraão) e de seus deuses. 

1 Divindade, Deus dos muçulmanos             
2 Casa de Deus
  

Após a morte do profeta Maomé, iniciou a separação de seus seguidores em dois grupos, os xiitas e sunitas. Os xiitas acreditavam que a única liderança legítima era a que vinha da linhagem do profeta Maomé. Sua única fonte sagrada era o alcorão. Já os sunitas não baseiam sua fonte sagrada somente no alcorão, eles creditam tambem na Suna e outros livros registrados como hatidh que juntos formam os Seis Livros (Kutubi-Sittah). 

Podemos analisar no gráfico a seguir os países, mais habitados por mulçumanos. 

Situação da população mulçumana Árabe 

Os países árabes têm os maiores índice de população juvenil em todo mundo, com isso ocorre também a alta taxa de natalidade. Com sua economia estável, só perdendo para África Subsaariana uma das regiões mais pobres. Mesmo com a economia concedida pelo petróleo foram poucos os lucros, devido ao fato de serem adaptados nos mercados da Europa, Estados Unidos e Japão. Sem muita expectativa que seu potencial produtivo seja compartilhado com as mulheres, encontra-se com 50% das mulheres analfabetas assim as tornando cada vez mais inutilizadas e com mínimas chances de reverter a situação, para que haja liberdade,igualdade,conhecimento e o mais importante o desenvolvimento.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados