Colégio Web

Propriedades do condutor em equílibrio eletrostático

Publicidade

Propriedades do condutor em equilíbrio eletrostático 

Vejamos agora as propriedades do condutor que está em equilíbrio eletrostático: 

1° Propriedade: 

Quando as cargas elétricas estiverem em excesso de um condutor que está em equilíbrio eletrostático, elas não irão se localizar em seu interior, mais sim se distribuir pela sua superfície externa. 

Vejamos um exemplo: 

Considerando um condutor eletrizado e em equilíbrio eletrostático, podemos dizer que ele pode possuir um excesso ou a falta de elétrons. Porém quando falamos dessas cargas, devemos saber que elas estão em excesso e com o mesmo sinal, por isso elas acabam se repelindo, porém a tendência é delas se afastarem umas das outras. Vejamos: 

2 ° Propriedade: 

Quando falamos de um campo elétrico no ponto interno de um condutor eletrostático em equilíbrio, devemos saber que ele nestas condições será sempre nulo. Vejamos: 

3° Propriedade: 

Quando falamos de um potencial elétrico que está em todos os pontos internos e da superfície de certo condutor que está em equilíbrio eletrostático, será sempre constante. 

O fator que causa os movimentos ordenados de cargas elétricas entre dois pontos que se localizam no interior de um condutor é simplesmente a diferença de potencial que existe entre eles. 

É importante sabermos que nos condutores que estão em equilíbrio eletrostático, nunca irá existir um movimento ordenado das cargas elétricas, porém pode existir uma d.d. p entre dois pontos do condutor. 

Portanto o potencial entre os dois pontos será igual. 

Vejamos: 

Com base na figura acima, podemos concluir que: 

VA – VB = 0 → VA = VB = V int 

VC – VD = 0 →VC = VD = Vsup 

VA – VD = 0 →VA = VD → Vint = Vsup 

Notas: 

• Quando um corpo condutor for neutro e estiver separado dos outros corpos, o potencial de seus pontos irá ser nulo. 

• Quando um corpo condutor for eletrizado e estiver separado dos outros corpos, o potencial de seus pontos irá ser constante e diferente de zero.

4° Propriedade:

Um campo elétrico, quando estiver em um condutor eletrizado em equilíbrio eletrostático, terá uma direção perpendicular a sua superfície. 

Quando as cargas elétricas estiverem em excesso de um condutor isolado, e em equilíbrio eletrostático, elas irão permanecer em um repouso relativo, fazendo com que a força resultante que estão sobre as cargas seja repulsiva, não apresentando um componente tangencial, pelo fato das cargas não estarem em repouso.

Devemos considerar a superfície externa como equipotencial, portanto, o campo elétrico, será perpendicular a ela. Vejamos: 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados