Colégio Web

Determinação da equação de uma reação orgânica

Publicidade

22 – Determinação da equação de uma reação orgânica 

A variação dos números de reações que seguem mecanismos clássicos e particulares entre os compostos orgânicos é muito grande. 

Em exercícios pode-se pedir o conhecimento de todas essas reações de cor, mas costuma-se fornecer apenas o modelo da reação e tendo como base o modelo, pede-se o equacionamento da reação para uma espécie em particular. 

É dada a equação faltando um reagente ou produto. Com base na lei de conservação dos átomos, a substância que falta pode ser determinada. 

A reação química pode ser dada no enunciado da questão na forma de texto, usando palavras. É só escrever a equação usando as fórmulas das substâncias que estão envolvidas. 

Podemos analisar essas situações nos exemplo

I) Álcool primário pode se transformar em aldeído através do processo de oxidação branda

“Álcool etílico ingerido pelo ser humano é transformado pelo fígado em aldeído acético, uma das substâncias responsáveis pelas dores de cabeça chamadas de ‘ressacas’.” 

Escreva a equação e o nome do produto formado na reação citada no texto. 

Resolução 

II) Forma-se o inseticida DDT através do aquecimento de clorobenzeno e tricloroetanal (cloral) na presença de ácido sulfúrico:

Qual o termo que falta para completar a equação? 

Resolução 

Veja que o 1° membro há um átomo de oxigênio. Então no termo desconhecido deve haver um átomo de oxigênio. No 1° membro existem 11 átomos de H, enquanto no 2° membro aparecem apenas 9 átomos de H. Os outros átomos estão balanceados. Portanto o termo que faltava para completar a equação é H2O. 

III) (UNICAMP-SP) O metanol é uma alternativa como combustível para veículos automotores

Na sua combustão incompleta com oxigênio pode-se formar metanal (aldeído fórmico). Escreva a equação química (balanceada) que representa essa reação

Resolução 

Escreva as fórmulas das substâncias envolvidas de acordo com o texto:

Agora balanceie o carbono:

Veja que sobraram H e O no 1° membro. Portanto, deve-se formar água.

Agora balanceie a equação:

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados