Colégio Web

Propriedades elétricas

Publicidade

7. Propriedades elétricas

Normalmente, as partículas dispersas (micelas) apresentam cargas elétricas de mesmo sinal. 

Essa carga elétrica depende da quantidade de cátions (íon de carga positiva) e ânions (íon de carga negativa) no sistema. Ou seja, quando há excesso de cátion, as micelas ficam positivas, e quando há excesso de ânions, as micelas ficam negativas. 

Quando um colóide é preparado em meio ácido (excesso de cátions), as micelas adquirem carga elétrica positiva, e quando são preparados em meio básico (excesso de ânions), as micelas adquirem carga elétrica negativa. 

Portanto é possível converter a carga elétrica de uma micela modificando a quantidade de cátions e ânions presentes nessas partículas. Em determinado momento dessa conversão, as micelas ficarão eletricamente neutras, nesse momento o sistema atinge o ponto isoelétrico

ELETROFORESE

O fenômeno da eletroforese ocorre quando um colóide é submetido a um campo elétrico, e todas as micelas migram para o mesmo eletrodo. 

Quando as micelas forem positivas, elas migrarão para o cátodo (pólo negativo, para onde vão os cátions), este fenômeno é denominado cataforese

Quando as micelas forem negativas, elas migrarão para o ânodo (pólo positivo, para onde vão os ânions), este fenômeno é denominado anaforese.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados