Colégio Web

Espírito Santo

Publicidade

Localizado na região Sudeste, o estado do Espírito Santo faz limite com o oceano Atlântico a leste, com a Bahia ao norte, com Minas Gerais a oeste e noroeste e com o estado do Rio de Janeiro ao sul. Tem área de 46 095,583 km², sendo o quarto menor estado do Brasil. Fica na frente de Sergipe, Alagoas e Rio de Janeiro.

A capital, Vitória, também é cidade populosa, bem como o município de Serra. O estado fica próximo a Santa Catarina, um dos únicos estados brasileiros em que a capital não é a maior cidade. Outras importantes cidades: Aracruz, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Guarapari, Linhares, São Mateus, Viana e Vila Velha. O gentílico do estado é o capixaba ou espírito-santense.

No ano de 1535, ainda enquanto Capitania do Espírito Santo, no período colônia, a Prainha foi o início do povoamento. Ali surgia um povoado, chamado Vila do Espírito Santo, que mais tarde foi ataca pelos índios. Depois, novamente fundada, passou a ser chamar Vila Nova do Espírito Santo (Vitória). Enquanto isso, a anterior passou a ser chamada de Vila Velha. O Espírito Santo também já foi anexado à Bahia. Depois, Salvador retomou o papel de capital da Bahia.

Hoje, Vitória exporta minério e ferro, mas também é forte na agricultura, com destaque para o café, arroz, cacau, cana-de-açúcar, feijão, frutas e milho. Na pecuária, gato de corte e leiteiro. Na indústria, alimentício, celulose, madeira, móveis, siderurgia e têxteis.

A Festa da Polenta em Venda Nova do Imigrante, a Festa da Penha em Vila Velha e o Festival de Arte e Música de Alegre compõem alguns importantes festejos culturais da região. O Vital, espécie de carnaval fora de época, também era forte, mas acabou sendo extinto.

A População estimada do Espírito Santo é de 3.408.365 habitantes.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados