Colégio Web

Topógrafo

Publicidade

No meio de engenharia civil, o topógrafo é o profissional que tem como responsabilidade fazer levantamentos de cunho altimétrico, topográfico e planimétrico em obras diversas, bem como determinar locais exatos tanto de elementos do terreno quanto de referências de nível.

Como os projetos de construção e todas as solicitações de itens técnicos tem ficado cada vez mais complexos e cheios de exigências, no meio da construção civil, os topógrafos passaram a ser peças-chave nesses locais, com demanda crescente. Se avaliarmos a conexão entre um projeto no papel e sua concretização, esse é o profissional que melhor pode converter os valores virtuais em reais, para que tudo saia, precisamente, como planejado por arquitetos.

Toda a busca por esse tipo de profissional tem, assim, crescido enormemente, justamente em função das novas tecnologias envolvidas em equipamentos modernos, bem como, a partir de toda a redefinição pela qual passou a área da topografia no ano de 2002, quando a profissão passou a ser de nível técnico. Sempre importante lembrar que, antes dessa época, o que ocorria eram medições feitas por engenheiros, que se especializavam em topografia.

O que um topógrafo faz?

Topografo

A profissão de topógrafo tem, como atribuições principais:

  • Fazer levantamentos tanto da superfície quanto do solo da terra, da topografia natural e de obras existentes, com o objetivo de determinar perfil, localização,  dimensões precisas e configuração de  locais como terrenos, campos ou até estradas;
  • Garantir dados fundamentais e exatos aos trabalhos de construção, exploração e criação de mapas em geral;
  • Fazer supervisão de trabalhos de topografia, determinando balizamento, colocação de estacas e fazendo indicações de referências de nível, de marcos de locação e demais itens;
  • Dar coordenação de equipes de topógrafos e seus auxiliares, fazendo especificação de tarefas a ser efetuadas, com vistas a determinar o modo de execução, nível de precisão de levantamentos e escalas de apresentações de plantas, entre outras atividades.

O curso de formação em topografia é essencial para que o profissional esteja plenamente preparado para atuar como topógrafo e para que possa obter registro junto ao CREA – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura. São indicadas também outras formações a posteriori, como cursos de aprimoramento, que tenham foco nas novas tecnologias, que são grandes suportes ao profissional atualizado – as principais são CAD, GIS (Sistema de Informação Geográfica) e GPS (Sistema de Posicionamento Global).

Maiores indicações de cursos oficiais, basta consultar o CREA da sua região ou escolas técnicas Federais e Estaduais.

Para um bom topógrafo são necessárias as seguintes habilidades básicas: raciocínio matemático e espacial, capacidade de apreender novas tecnologias, ser líder de equipes de profissionais, ter habilidade com precisão e valores exatos, ter criatividade para solução rápida de quaisquer imprevistos, boas habilidades comunicativas, tanto verbais quanto escritas.

Os principais postos de trabalho vinculados a essa área fazem parte de órgãos de governo, tais como:

  • Dersa, DER, Incra, Ibama, Embrapa, entre outros;
  • Companhias que cuidam de saneamento básico;
  • prefeituras;
  • empresas de vendas de equipamentos e softwares, engenharia, construção civil, telecomunicações, agricultura de precisão e de pavimentação, meio ambiente ou ecologia;
  • instituições de pesquisa, entre outros locais.

A média de salários gira em torno de R$ 2.500 ate R$ 3.000, conforme a experiência e cargo do topógrafo.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados