O Oftalmologista, antigamente muito conhecido como oculista, é o médico especializado em cuidar e tratar da área dos olhos. São os Oftalmologista responsáveis por verificar se o paciente possui grau para miopia, por exemplo, além de tratar doenças nos olhos, realizar cirurgias de retiradas de grau e muito mais.

Oftalmologia

Para se tornar um Oftalmologista, é necessário fazer uma graduação em Medicina e se especializar na área desejada. Assim, durante o curso você aprenderá diferentes matérias que geralmente começam com disciplinas básicas da área da saúde, como anatomia, fisiologia endócrina e neurofisiologia.

Elas são responsáveis por fornecer aos alunos, os conhecimentos fundamentais sobre o corpo humano, em que todos os alunos de Medicina são obrigados a aprender essas devidas matérias, independentemente da escolha a ser seguida posteriormente da sua especialidade. Depois deste núcleo específico de estudos, fazem parte também as matérias como a instrumentação cirúrgica oftalmológica, morfofisiologia da visão e também a óptica clínica.

Além disso, a grande curricular ainda abrange as matérias que fornecem ao aluno o conhecimento técnico e operacional dos aparelhos oftalmológicos, além da habilidade para o seu manuseio. Contudo, o curso dura 5 anos, composto por muitas aulas teóricas, mas, também há uma boa carga de atividades práticas, para que os alunos possam entrar no mercado prontos para atuar na área desejada.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho desta área está crescendo bastante, principalmente para as crianças. Segundo pesquisas realizadas, está sendo constatado que cada vez mais, as crianças é que estão começando a sofrer bem cedo com graus na visão. Tudo isso se deve principalmente ao uso mais constante de aparelhos tecnológicos, como o celular, tablets, entre outros, que por conta da luz emitida ao olhos diariamente, podem prejudicar a visão. Portanto, este profissional pode até mesmo se especializar nesta área e trabalhar em locais como:

• Consultório próprio.
  • Hospitais públicos e privados, além de clínicas e consultórios.
  • Universidades.

Oftalmologista

Salário

O salário de uma Oftalmologista pode variar muito de acordo com o local trabalho. O médico poderá ter sua própria clínica, cobrando consultas ou, então, atuar em consultórios e hospitais. Em média, podemos dizer que o salário inicial, dependendo da região e especialização do profissional, é de R$ 2.400, 00 trabalhando 20 horas por semana.